sábado, 17 de novembro de 2007

História da marca

O que é uma marca?

Podemos dizer que é a união de atributos tangíveis e intangíveis simbolizados num logotipo. Muitos desses elementos intangíveis é que vão revelar o verdadeiro conceito de uma marca, além da identidade visual. Então vamos conhecer um pouco da história da marca UOT desde seu surgimento até os dias atuais.

O florescimento da indústria do vestuário em Colatina/ES se deu nos anos 1980. Colatina era um município de tradição agrícola cafeeira e com a queda da produção do café houve uma grande migração do campo para a cidade. A crise do café provocou a reestruturação na economia de Colatina.

Apesar de ainda manter o café na pauta como principal produto gerador de renda, o município viu crescer o setor industrial. No final da década de 1980 possuía cerca de 340 empresas.

O segmento da indústria do vestuário despontou no município ainda na década de 1950 com a criação de duas empresas, chegando no ano 2000 a um total de 514 firmas ativas. Entre os anos de 1960 e 2000 foram criadas 577 firmas no ramo de confecção de roupas.

Dentro desse contexto, o da polarização da indústria de roupas na região surgiu a UOT. Mais precisamente em 1986, através da necessidade criativa dos irmãos José Nilson e Luzia, designers de uma grande indústria à época e eram impedidos de inovar. Posteriormente a empresa passou a ser administrada pelos irmãos Anísio, José Nilson, Luzia e seu marido Ademir, e Wdson, o mais novo dos irmãos. Administração familiar que deu certo e permanece nos dias atuais. Na foto, a linha de produção dos primeiros anos.

Ressaltar que Colatina é reconhecida nacionalmente como uma das regiões mais importantes na produção de confecções, contando com grandes marcas instalatadas no município.

Esta é uma pequena parte da história da UOT, uma marca vencedora em seu segmento. Em breve também falaremos sobre a evolução dos desenhos que representam graficamente a marca.


Fotos para os
primeiros catálogos

“Sempre que alguém acha que atingiu o sucesso, cessa o progresso”. Esta frase dita por Thomas J. Watson Jr (presidente da IBM entre 1952 e 1971) retrata perfeitamente a visão da UOT, que mesmo sendo um sucesso nacional não cessa suas pesquisas por mais qualidade e maior responsabilidade social e ambiental; temas que falaremos muito por aqui.

Texto Paulo Rubini


Um comentário:

Unknown disse...

boa noite !!!
meu nome e Junior e moro em governador valadares (MG), percebo que a marca UOT é muito usada aqui melhor dizendo é uma das melhores, porem nao se encontra muitos lançamentos por aqui !!
gostaria de pedir para que voltassem as atençoes um pouco pra ca e reforçassem o estoque !!!
vlw !!