
Desde 1981, Robert Wyland possui um jeito peculiar de chamar a atenção para a preservação da vida marinha: transforma paredes externas de locais públicos em verdadeiras obras de arte. Pintados em tamanho natural, baleias, peixes-boi, tartarugas e outras espécies marinhas convidam o público a refletir sobre a conservação do habitat aquático.
Depois de Estados Unidos, Canadá, México, Japão, França, Austrália e Nova Zelândia, chega a vez do Brasil receber a visita do artista. Na semana de 12 a 17 de maio, Wyland pintará duas paredes externas do prédio anexo do Aquário Municipal de Santos.
O tema do mural será definido por Wyland momentos antes de iniciar a pintura. Há grande possibilidade de o Aquário Municipal de Santos ostentar, em suas paredes, animais marinhos da costa brasileira.
Crianças da rede municipal de ensino auxiliarão Wyland – aliás, uma exigência do artista, já que o objetivo do seu trabalho é despertar o interesse dos mais jovens pela conservação do meio ambiente.
Este será o 98º mural de Wyland. O de número 100 será confeccionado em Pequim, um mês antes dos Jogos Olímpicos, em julho. Estima-se que os murais feitos por Wyland e espalhados pelo mundo são vistos por cerca de 1 bilhão de pessoas por ano.
Robert Wyland participará também do seminário “Vida Marinha – Desenvolvimento e Preservação dos Mares”, que será realizado no dia 16 de maio, no Salão Orquídea do Parque Balneário Hotel, no Gonzaga, em Santos, a partir das 9h30. Interessados em assistir às palestras podem se inscrever, gratuitamente, a partir do dia 02 de maio, no site da Una Eventos (www.unaeventos.com.br/vidamarinha).
A vinda de Wyland à Cidade é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos, TV Tribuna e Revista Alma Surf, com patrocínio do Grupo Rodrimar.
Já o seminário “VIDA MARINHA – Desenvolvimento e preservação dos mares” é uma iniciativa da TV Tribuna, com patrocínio do Grupo Rodrimar e da Terracom e realização da Una Eventos, apoio Revista Alma Surf.
Quem é Robert Wyland
Robert Wyland nasceu em julho de 1956, na cidade de Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. Pintor, escultor, fotógrafo, escritor e mergulhador, Wyland já viajou para vários lugares do mundo, sempre atento à beleza do ambiente marinho dos locais pelos quais passou.
Em 1993, iniciou o trabalho da Fundação Wyland, sem fins lucrativos, que cuida de vários programas de conservação ambiental. Dentre eles, o projeto Whaling Wall, que consiste na pintura de murais sobre a vida marinha.
Os esforços de Wyland já foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas, Sierra Club e pela Academia de Artes e Ciências Submarinas – onde foi listado no Divino Hall da Fama.
Neste, foi nomeado o artista oficial do International Year of the Reef 2008, campanha que visa aumentar a consciência das pessoas sobre a importância dos recifes de corais e motivá-las a protegê-los.
Leia mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário