domingo, 17 de agosto de 2008

UOT na era das sacolas Oxi-biodegradáveis


Começaram a ser distribuídas por toda a rede de revendas UOT as novas sacolas oxi-biodegradáveis. Somos a primeira empresa do pólo Colatina (8º maior pólo de confecções do país) a utilizar este material.

Para quem não está familiarizado com o termo, o material oxi-biodegradável é conseguido através de um aditivo químico acrescentado no plástico na proporção de 1,5 % a 3% fazendo com que a sacola plástica se degrade em apenas 18 meses em média se exposta a fatores como sol, calor, umidade e manuseio, sendo que a sacola comum leva em torno de 100 a 200 anos para se decompor.

Este aditivo químico inicialmente quebra as cadeias de carbono do plástico (polímero) transformando-o em unidades menores o que permite, a seguir, a decomposição rápida por parte de microorganismos (bactérias e fungos) liberando assim apenas água, carbono e biomassa na natureza, e isso tudo num prazo curtíssimo de alguns meses.

As sacolas plásticas estão fazendo sua parte na sociedade, levando e acondicionando o que o consumidor coloca dentro delas. Considerando que a dona de casa reutiliza esta sacola como substituto dos sacos de lixo, não podemos “tapar o sol com a peneira” achando que a sacola retornável irá resolver o problema do plástico convencional que, entre outros danos, cria camadas que impermeabilizam os aterros, impedindo a decomposição do lixo e gerando gases (metano, por exemplo).

Vivemos uma era de muita produção para consumo e além de minimizarmos os impactos ambientais, através de soluções tecnológicas sustentáveis como a do plástico oxi-biodegradável, temos de nos preparar para a diminuição da produção de lixo doméstico.

Educação ambiental demanda tempo para ser conseguida, algumas vezes, demora gerações e a humanidade não tem mais todo esse tempo para poder reverter o quadro de destruição do planeta.

O que mais se encontra na limpeza são sacos e sacolas plásticas, proporcionalmente, 80% do lixo recolhido são sacos de supermercados, lojas e restos de sacos de lixo.

Então o que fazer?

Educar? Sim, é o mais importante. Em 2006, iniciamos a procura de alguma tecnologia para degradação do plástico e optamos pela oxi-biodegradavel.

Por que plástico oxi-biodegradável?

O plástico oxi-biodegradável sempre se degrada, em qualquer condição, pois primeiro se oxida e após este processo, é consumida pelos microorganismos.

O plástico oxi-biodegradável tem o preço bem próximo do plástico convencional, é menos poluente, não contém metais pesados e se degrada em qualquer situação.

O plástico oxi-biodegradável é reciclável, devendo ter este destino quando coletado, assim como o plástico convencional.

O plástico oxi-biodegradável não contamina os processos de reciclagem, nem precisa de coleta separada como é o caso do plástico biodegradável.

O plástico oxi-biodegradável pode ser feito de material reciclado.

O plástico oxi-biodegradável é compatível com compostagem se este for seu destino.

Os motivos acima foram o suficiente para que a UOT se declarasse a favor desta tecnologia.

É um fato! O mundo têm produzido plásticos desde os anos 30. Menos que 5% disto foi incinerado. Todo o resto continua em algum lugar do planeta.

O próximo passo dentro de nossa cadeia produtiva será a substituição ou eliminação dos sacos plásticos transparentes que protegem as peças de roupas.

Ao adquirir um produto verifique se a embalagem foi produzida de modo a diminuir os impactos ambientais e procure usar o mínimo necessário de sacos e sacolas plásticas

Um comentário:

Unknown disse...

Que maximo! UOT sempre se preocupando com o planeta.