domingo, 15 de fevereiro de 2009

SOS Praias conscientiza e agita o verão em Ubatuba


ONG combina responsabilidade social e diversão para promover educação ambiental

O trabalho em prol da preservação das praias brasileiras realizado pela ONG SOS Praias Brasil segue a todo vapor neste verão. Durante o mês de janeiro, a equipe ficou instalada na praia de Maranduba, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, a fim de conscientizar a população local e turistas sobre os problemas relativos à preservação dos oceanos, praias e meio ambiente costeiro brasileiro.

De acordo com a presidente do projeto, Heloísa de Azevedo, a crise econômica mundial afetou significativamente a ação da ONG para esta temporada. "Não conseguimos patrocínio para executar o Projeto de Verão que havíamos planejado, mas, mesmo assim, não deixamos de realizá-lo", explica. A equipe SOS Praias fechou uma parceria com um camping de Maranduba, o que deixou o orçamento da estadia na praia mais acessível.

Para manter as instalações e gastos da ONG em Ubatuba, eles tiveram que suar a camisa. "Fizemos um bazar para vendermos as camisetas das Campanhas da UOT e da Nokynoy, que lançou uma linha de camisetas com cores da nossa bandeira e mensagens ligadas ao nosso trabalho", conta Heloísa, carinhosamente conhecida como Helô.

Durante todo o ano de 2008, os apoiadores do projeto forneceram materiais como lixeiras, saquinhos, cinzeiros portáteis, entre outros artefatos, que foram utilizados na tenda da campanha Saving the Planet deste verão. A iniciativa, patrocinada pela UOT - Union Ocean Team, visa alertar a população sobre os malefícios causados pelo aquecimento global.

Entre as demais ferramentas de conscientização da SOS Praias, o Homem-Bituca continua fazendo sucesso. "As crianças se divertem enquanto os fumantes desavisados ficam extasiados e surpresos". Vestido com uma fantasia de espuma no formato de um filtro de cigarro gigante, Marcelo Marinello, marido de Heloísa e fundador da ONG, percorre toda a praia distribuindo folhetos e cinzeiros ecológicos, no intuito de incentivar os fumantes a recolherem suas bitucas da areia.

Além disso, foi montada uma oficina de criatividade para motivar as crianças a reutilizarem embalagens descartadas no lixo para montagem de brinquedos. "Saíram daqui vários carrinhos, tampinhas surfistas e até um cachorrinho", lembra Helô.

Para manter a praia mais limpa, foram colocadas lixeiras seletivas nas proximidades das instalações provisórias da SOS Praias. "Percebemos uma grande procura e preocupação dos freqüentadores em usá-las, mesmo que nem sempre separando corretamente os materiais". Helô se mostra satisfeita com os resultados da iniciativa. "A frente do camping, que até antes de nós chegarmos vivia cheia de lixinhos, foi melhorando a cada dia com a adesão dos freqüentadores. Agora está um brinco".

Para ela, a SOS Praias realmente vem marcando presença nesta temporada e tem tudo para crescer cada vez mais. "Esperamos renovar com os patrocinadores que já estavam conosco, pois acreditamos que a imagem e credibilidade que passamos foram positivas e deram visibilidade às marcas". A presidente da ONG também se diz confiante em agregar mais apoiadores à causa.

Em 2009, a organização deve aumentar a agenda de eventos nas praias com o objetivo de atingir novos públicos. "A Campanha Saving the Planet apenas começou. Temos muito ainda o que divulgá-la com informações a respeito do Aquecimento Global. Para a Nokynoy, deveremos estar lançando uma nova linha de camisetas com frases ecológicas e levando a educação ambiental às massas", conclui.

Quem desejar abraçar ou patrocinar esta causa, basta acessar www.sospraiasbrasil.org.br. Contatos pelo telefone (11) 8428-3802 ou e-mail sospraiasbrasil@gmail.com

Empresas que possuem o compromisso com a responsabilidade social e ambiental apóiam o projeto. Entre elas estão Oakley, Gretta Silk, UOT (Union Ocean Team), Nokynoy, Fama Assessoria, Esfera Soluções e site E-Radicais (uai.eradicais.com.br).

Por Maria Fernanda Cunha

Fama Assessoria

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