domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial da Água

22 de março, Dia Mundial da Água. A data é comemorada desde 1993 e foi estabelecida pela ONU como ocasião para as discussões sobre os problemas relacionados a esse recurso natural e, principalmente, formas de preservá-lo.

Menos de 1% da água doce do planeta está disponível para consumo. As formas de uso da água no nosso país estão divididas em: 70% são gastos na agricultura com irrigação; 20% são utilizados na indústria; e os outros 10% restantes são gastos no uso domésticos.

O consumo de água varia mesmo entre países desenvolvidos e com perfil econômico diferentes. Alemanha, Bélgica, Hungria, República Tcheca e Portugal são os poucos países que se mantêm dentro do consumo de água per capita/dia preconizado pela OMS – Organização Mundial de Saúde, que é de 110 litros.

Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos são campeões de desperdício aonde cada habitante chega a gastar até 800 litros de água por dia.

No Brasil existem os dois extremos. Aqui temos consumo elevado nos grandes centros como São Paulo, Rio e BH, com consumo entre 250/450 litros per capita/dia, chegando ao absurdo consumo de 1000 litros per capita/dia em alguns bairros de Brasília. Já nas regiões mais pobres do país podemos nos comparar com regiões subdesenvolvidas dos países africanos.

Faça o teste e verifique se seu consumo está dentro do recomendado pela OMS.

110 litros é o limite estabelecido pela OMS para consumo de água de uma pessoa por dia.

1º - VERIFIQUE na sua conta o volume de água em metros cúbicos consumidos por mês.
2º - DIVIDA o valor pelo número de pessoas que moram na casa e, depois, faça a divisão por trinta para chegar ao gasto diário por pessoa.
3º - MULTIPLIQUE esse número por mil, para ter o consumo, em litros, de cada pessoa na sua casa durante o dia.

Se seu consumo está acima dos 110 litros/dia per capita você precisa fazer sua parte para ajudar o planeta. Verifique vazamentos, nada de “varrer” calçada com água tratada, aproveite a água da máquina de lavar roupas para limpar áreas de circulação, moderação ao lavar veículos e banhos rápidos.


Aqui na UOT nós tratamos 100% da água utilizada na linha de produção que retorna para a natureza.

Uma pessoa gasta entre 3 e 6 litros de água a cada minuto que passa debaixo do chuveiro. Ao fechar a torneira para ensaboar a louça, é possível economizar até 70 litros de água. O índice de desperdício de água no Brasil chega a 40% entre a produção e os domicílios.

Só o consumo consciente poderá salvar o planeta.

Nenhum comentário: