segunda-feira, 25 de maio de 2009

O surf pode ‘afogar’ os preconceitos

22/05/2009
Júnior Costa
juniorcosta@eshoje.com.br


Quem não ficou na dúvida de qual carreira seguir e por onde começar após a conclusão da faculdade? Muitos, após pegarem os diplomas, já tiveram (e têm) essa dúvida. Mas o surfista e professor de educação física, Juliano Boechat Moulin, não. Quando recebeu o ‘canudo’, em 2005, ele já sabia qual seria seu destino: montar uma escola de surf e um escritório na praia.

Mas a história de Juliano começou bem antes dele se formar. Quando ainda estava desenvolvendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) percebeu que não havia muitas escolas de surf pelas praias capixabas e as poucas que existiam não duravam muito. Por isso, resolveu focar seu trabalho nesse ponto.
E já no projeto, propôs que o surf fosse usado como uma forma de educar através do mar. O resultado não poderia ter sido outro: foi aprovado e montou sua própria escola.

Em 2006, menos de um ano após abrir as portas da Moulin Surf School, Juliano mostrou que sua tese poderia dar certo ao procurar a direção da Escola Especial “Helena Antipoffi” - Sociedade Pestalozzi da Serra para propor que os alunos fossem incluídos nas aulas de surfe.

Se no princípio muitas dúvidas cercavam o projeto, hoje os frutos colhidos fazem com que o professor fique bestificado ao lembrar a evolução de seus alunos. “Crianças que tinham problemas serviçais, hoje possuem uma postura melhor. Aquelas que tinham um déficit de aprendizado hoje se dedicam mais. Crianças com depressão mudaram esse quadro. E hoje, a satisfação é completa. Porque sou bem recebido pelos pais, vejo a satisfação dos alunos quando veem para as aulas”, frisa Juliano.

Amor pelo que faz. Quando faz uma retrospectiva de todo o trabalho desempenhado o surfista-professor garante que a sensação é das melhores. “A sensação é maravilhosa, porque o amor que você dá a eles, aquele tempo disponível que não é muito, você pode perceber o quanto faz bem. É importantíssimo e muito bom”.

E continua: “Essa escola é tudo pra mim. É um amor, carinho e um respeito que passei a ter pelos alunos, pelos instrutores e por todos que fazem parte desse projeto, que é a minha vida. Quando comecei não achava que fosse tão longe, mas sabemos que vamos caminhar muito ainda”, destaca.

Prestes há completar três anos, o projeto quer mais. Juliano Moulin está buscando parceiros para disponibilizar mais vagas para as crianças. Moulin Surf School já conta com as parcerias de UOT, o Ondaon e agora o ESHOJE. Mas a escola está de portas abertas para novos parceiros.

Para mais informações o telefone é 3052-3076.

Nenhum comentário: