terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Bill e Laird Hamilton


“Só pelo fato de surfarmos ondas do oceano, temos uma grande responsabilidade para com o futuro e a preservação do meio ambiente” - Bill Hamilton em 1971








Bill Hamilton (27 de agosto de 1948) - nasceu em Long Beach, Califórnia, onde ele e seu meio-irmão Gordon surfavam ao Sul de Laguna Beach. Ator de filmes sobre surf como Free and Easy e Sunshine Mar, em 1966 foi reconhecido como um dos surfistas mais populares do mundo.

Bill era casado com Joann Zyirek, e adotou seu filho bebê, Laird Hamilton, também famoso no mundo do surf. Outro filho, Lyon, nasceu em 1969 e no ano seguinte o clã mudou-se para o isolamento exuberante de Kauai, onde começou o trabalho como shaper, modelando sob a tutela de Surfboards Hawaii's John Price, mas voltou para a pesca comercial em Kauai por causa da grana. Ele iria continuar a dar forma às suas famosas pranchas com Chuck Dent e Lightning Bolt.

Em 1976, Hamilton foi escolhido para fazer o surf para Jan-Michael Vincent, no personagem Matt Johnson, em John Milius' Big Wednesday. Também fez a cena em que o salva-vidas abandona seu pequeno barco no buraco de uma onda gigantesca que se aproxima.

Hamilton continua em Kauai, perto de Hanalei, com sua atual esposa Rhonda (ele e Joann se divorciaram em 1977). Ele dedicou-se à colheita de madeira Balsa em Kauai nos últimos quinze anos e faz bonitos longboards Guns usando uma variedade de madeiras exóticas duras e macias. Estas pranchas são vendidas por preços entre 10.000 a 50.000 dólares.

Ele está ativamente envolvido nas questões ambientais que afetam o seu lar adotivo e teve sucesso na oposição a projetos de construção prejudicial ao meio ambiente local. Seu enteado Laird Hamilton está entre os principais surfistas de ondas grandes, e foi o primeiro a levar surfistas rebocados por jetskis, revolucionando o mundo do surf.
Laird Hamilton

Nenhum comentário: