quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

História do Surfwear e nova coleção UOT



No Brasil os primeiros surfistas que se tem notícia, apareceram por volta da década de 30, em Santos, no litoral paulista. Durante a II Guerra Mundial, nos anos 40, o Rio de Janeiro serviu como base naval dos aliados e recebeu a visita de muitos militares americanos, que trouxeram vários equipamentos esportivos como novidade, entre eles as pranchas de surf. O esporte então, começou a se disseminar pelo país e os atletas começaram a buscar equipamentos e roupas apropriados para a sua prática.

Na maioria das vezes, as roupas eram trazidas de fora do Brasil, por surfistas que tinham a oportunidade de viajar em busca de novos mares, e depois as revendiam aqui como “contrabando”. Porém, os equipamentos importados eram caros e aos poucos foram surgindo surfistas dispostos a produzir, eles mesmos, suas próprias roupas e acessórios.

E começaram assim, de forma meio artesanal, a surgirem as primeiras confecções de surfwear brasileiras. Nos fundos dos quintais, usando de muita criatividade, os atletas começaram a produzir aquilo que precisavam, com know-how praticamente inexistente em confecção, mas com a vantagem de conhecerem de perto o público interessado em seus produtos. Hoje em dia, as maiores confecções e fábricas de equipamentos desse segmento são em sua maioria, comandadas por grandes surfistas.

Os surfistas transformaram a prática de surf em um estilo de vida. O esporte diferencia-se de todos os outros, pois possui um traço único, dando origem a uma moda que atingiu em cheio o mercado.

Os consumidores do estilo "easygoing" surfwear pertencem as mais variadas idades e classes sociais. O que importa é ter estilo despojado, e gostar das roupas criativas e confortáveis. As lojas especializadas do segmento vendem um arsenal de roupas, como as tradicionais camisetas estampadas com fotos de ondas ou frases ligadas à filosofia do esporte. Tem também bermudas com tecnologia nas modelagens e tecidos, calças, moletons e tênis altamente estilosos. Além de roupas, também são vendidos equipamentos como pranchas, straps, parafinas, raspadores e capas. Tudo o que for necessário para a prática confortável e segura do esporte.

Os seguidores do estilo usam calções e bermudas confortáveis e de modelagem folgada passando uma imagem de liberdade e bem estar jovial. As cores predominantes são fortes e neutras como o cinza, o branco, os tons de azul, vermelhos, violetas e amarelos vivos. As estampas muitas vezes usadas são os tie-dye, os famosos hibiscos havaianos e as ondas, é claro. Os tecidos mais usados são o algodão, as malhas de moletom, a sarja, o elastano, poliéster, tactel, neoprene, merriel, etc.

O estilo tornou-se também sofisticado e sensual, já que atinge também as mulheres, praticantes ou fãs do esporte (ou dos esportistas). Hoje inúmeras confecções se especializam na moda surfwear feminina, com saias, biquínis, tops, calças e vestidos no mesmo estilo do masculino. Conquistando cada vez mais consumidores e levando o estilo da praia para a cidade.

Coleção UOT Inverno 2010
Abaixo algumas imagens da nova coleção que começa a chegar às lojas.
Os modelos são: Bruna Fragoso, Javert e Pedro.
Em breve teremos o catálogo completo. Aguardem!

Nenhum comentário: