domingo, 21 de março de 2010

Dia Mundial da Água - sustentabilidade na prática

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 por cento, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Leia a "Declaração Universal dos Direitos da Água"

Dicas para economizar Água.

- Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba;
- Não tome banhos demorados;
- Lave primeiro toda a louça e só depois ligue a torneira para enxaguar os objetos de uma só vez.
- Ao lavar roupas na máquina, acumule as roupas sujas para ocupar sua capacidade máxima.
- Substitua a mangueira pela vassoura na limpeza do quintal ou das calçadas;
- Use balde para lavar o carro;
- Regule periodicamente a descarga das bacias sanitárias.


Não Permita que as crianças brinquem com água: Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.

No hotel, economize toalhas e lençóis: Use o bom senso... Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençóis.

Instale uma válvula na sua descarga: Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário.

Regue as plantas à noite: Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

Frequente restaurantes naturais/orgânicos: Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.

Vazamentos? Elimine-os!

Fique atento aos vazamentos! Confira as 9 dicas para identificá-los:

1. Se há manchas de ferrugem nas bacias sanitárias, pias e mictórios;
2. Se há marcas de umidade na parede, mau cheiro e mofo;
3. Se há deslocamento de azulejos;
4. Se o tempo de enchimento do reservatório das bacias sanitárias é longo;
5. Se o hidrômetro indicar fluxo de água com os registros fechados;
6. Se as torneiras pingam quando fechados os acionadores;
7. Se o consumo de água aumentou sem explicativa plausível, compare como os meses anteriores;
8. Se é comum a falta de água, mesmo com o abastecimento normal;
9. Se há algum tipo de instalação clandestina nas proximidades da entrada de água.




Mudar os hábitos? Economia na certa!

Nenhum comentário: