segunda-feira, 24 de maio de 2010

Universitário cria prancha de surf de bambu

Biodegrável, mais resistente e mais barato, o bambu substituiu o poliuretano no projeto de estudante e deixa os surfistas mais próximos das causas ecológicas.


Móveis, utensílios de cozinha e até guitarras já estão sendo fabricados usando o bambu como matéria prima. O aluno de Desenho Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina, Bruno Corrêa de Araújo, seguiu a tendência e criou, com a ajuda de Tiago Matulja, da Flora Ecoboards, uma prancha de surf que pretende ser ecológica, utilizando bambu laminado e resinas naturais.

O projeto, apresentado por Bruno como Trabalho de Conclusão de Curso, possui a intenção de ser mais sustentável, já que as pranchas convencionais, na maioria das vezes, são feitas de poliuretano, um plástico que demora séculos para se desfazer no meio ambiente. O bambu, por outro lado, é biodegradável, além de ser uma das plantas com crescimento mais rápido do planeta e um dos materiais mais resistentes para construção.

O próprio surf é um esporte que, por estar em contato com a natureza, tem grande identificação com as causas ambientais. Segundo Bruno Corrêa, seu TCC pode ainda estimular discussões sobre o uso de bambu laminado e resinas naturais na criação de outros produtos.
 
Boa, Bruno!
 
Fonte 

Nenhum comentário: