quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Impressora 3D diminui o desperdício na produção têxtil


Pode parecer estranho, mas a sustentabilidade em muito tem a ver com a produção têxtil de tecidos tridimensionais. A tecnologia utilizada na confecção de tecidos 3D não gera desperdícios, utiliza materiais recicláveis e ainda diminui o tempo do processo fabril.

O designer Jiri Evenhuis, em colaboração com Janne Kyttanen do estúdio Freedom of Creation, foi o primeiro a desenvolver a ideia de usar impressoras 3D para a criação de peças. "Esse processo é mais eficaz, já que substitui a agulha e a linha e não é necessário produzir metros de tecidos e, em seguida, cortar e costurar", afirmou Evenhuis.

Depois de dez anos da primeira experimentação, o pesquisador e designer Philip Delamore, da London College of Fashion, está produzindo uniformes utilizando o software. O programa converte os dados do corpo em três dimensões e produz roupas flexíveis e sob-medida, conforme as estruturas do tecido.

No site da Freedom of Creation (www.freedomofcreation.com) você pode conferir as peças e ainda outros objetos que utilizam a mesma tecnologia.


Nenhum comentário: