quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A tragetória Kymerson e o exemplo a ser seguido


O Espírito Santo esperou 25 anos para ver um capixaba vencer novamente um evento profissional de surf.

O último capixaba a vencer um campeonato havia sido Nelson Ferreira. Em 1985, ele faturou o Sumertime Surf Sul na praia Brava de Matinhos (PR) e levou o prêmio: uma Chevy 500.

Mais de duas décadas depois, Krystian Kymerson, 17, inaugura nova era ao vencer a terceira etapa da Seletiva Petrobras 2010 em Saquarema (RJ).

Em 1985, ainda nem existia circuito brasileiro. Rolavam grandes eventos de surf, com boas premiações e participavam os melhores atletas da época. Tais acontecimentos eram definidos como "campeonato brasileiro de surf". Corrijam-me se eu estiver errado.

Exatamente por isso, Krystian Kymerson escreveu uma nova página na história do surf capixaba e desponta como referência para os moleques da região.

O principal crédito deve-se ao Moacyr "Nenzinho", pai de Krystian. Desde de que o garoto tinha 4 anos, ele o acompanhava no canto do Barrão: o jovem em uma pequena prancha e o Nenzinho empurrando o filho para o outside. Assim, Krystian acostumou-se às fortes ondas da Barra do Jucu, pico onde nasceu. Uma observação: muito marmanjo tem medo de surfar as ondas da Barra do Jucu.

De família humilde, sem muitos recursos, Nenzinho acreditou no talento do filho. O incentivou e o levou para competições locais e nacionais. No início, sem patrocínio e com muitas dificuldades, confessou que quase desistiu, mas continuou firme.

Então, conseguiu parcerias com a UOT e com a Reis Surfboards. As marcas acreditaram no talento de Krystian e forneceram o necessário para ele se dedicar às competições e chegar até o título da Seletiva Petrobras.

Orgulhoso, Nenzinho comentou sobre a final do evento. Disse que algumas pessoas o incentivaram a sinalizar para Krystian marcar o adversário. Na mesma hora respondeu: "Se tiver que ganhar, vai ganhar surfando limpo. Não vou pedir para marcar ninguém".

E assim foi. Com muito surf e humildade, o garoto ganhou e arrancou aplausos do público. A maioria não sabe da importância desta vitoria para o surf no Espírito Santo. Krystian conseguiu o que muitos capixabas tentaram ao longo de 25 anos.

Nas declarações à imprensa, Simão Romão, derrotado por Krystian na final da Seletiva, foi perfeito: "Ele tem muito talento e vai longe. Com apoio e estrutura, tem todas as condições de crescer. O investimento tem que continuar".

Nenzinho me disse ainda que uma vitória em um grande evento estava programada para acontecer somente em 2012 e que agora treina os dois filhos mais novos: Kalebe e Krystieli.

Ambos herdaram o talento do irmão mais velho. Atenção especial para Kalebe: ainda moleque já pega tubo de grab rail e dá aéreos.

Enfim, um dos meus sonhos era ver um capixaba ganhar um evento deste porte. Agradeço ao Krystian por realizar este sonho, que era meu e de muitos conterrâneos.


Fonte: A tragetória Kymerson, por Dener.



Nenhum comentário: