segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Com que roupa?

Artigo muito bacana do site premiado: 365 que acalmam o mundo

------->
Você tem consciência do que você veste? Sabe a origem da sua roupa? Procura saber como ela foi feita?

Pois saiba que tudo isso é fundamental. Tudo o que consumimos causa um impacto no meio ambiente. E com as nossas roupas não é diferente.

Existem maneiras simples de tornar o seu armário muito mais sustentável.

Quer ver?

Compre roupas em brechós. Além de dar nova vida as roupas, você ainda encontra peças únicas e lindas. E hoje é muito mais fácil adotar o vintage. Já existem muitos projetos que indicam excelentes brechós, inclusive lojinhas online.

Dê preferência a produtos de boa qualidade que irão durar mais tempo. E use roupas confortáveis. Se vestir bem é se vestir com saúde.

Arrume o seu armário. Essa é uma ótima forma de redescobrir roupas que por algum motivo você não usa mais e doar outras que realmente não têm mais utilidade.

Promova uma festa para trocar roupas com as amigas. Todo mundo tem peças que são ótimas, mas que simplesmente não são usadas. A troca de roupas é uma forma bem simples e divertida de renovar o guarda-roupa e cuidar do planeta. Cada uma leva as roupas que não usa mais, todo mundo experimenta o que gostou e as trocas são feitas. Depois, se quiserem, vocês ainda podem contar uma para a outra as histórias de cada peça.

Opte por roupas feitas de fibras sustentáveis.

Reutilize, recicle e reforme suas roupas. Se você engordou ou emagreceu, não desista da sua calça ou saia. Procure uma costureira. Muitos bairros contam com costureiras para reformar todo tipo de roupa. A roupa fica sob medida, bonita e o custo é bem menor do que se você decidisse comprar uma nova.

Duas notícias dessa semana me fizeram pensar sobre isso.

As empresas que estão investindo no algodão orgânico. A produção do algodão orgânico não usa pesticidas, fertilizantes, adubos químicos e sementes transgênicas e segue princípios ambientais e sociais. Tudo isso é bom para a nossa saúde, para a saúde dos agricultores e para o planeta.

E o bazar de troca e customização de roupas Swap-O-Rama-Rama que começou nos EUA e já ganhou o mundo, do Canadá a Israel. A idéia é simples: cada participante leva uma sacola com as roupas que não usa mais para o bazar. Forma-se uma pilha com as peças e cada um escolhe o que lhe agrada. Depois, com máquinas de costura, estilistas e costureiras ensinam a transformar as peças. No fim, há um desfile e as pessoas que têm alguma ligação emocional com o modelito podem contar a história dele.

Para se vestir de forma sustentável não é preciso muito dinheiro, tempo ou esforço. Basta escolher suas roupas de maneira inteligente e criativa. Se você deseja salvar o planeta, precisa mudar alguns hábitos. Escolher com mais consciência a sua roupa é um deles. Pense nisso!

Um abraço e uma semana verde para todos nós!

Escrito por Julia Lordello

Nenhum comentário: