Ricardo Piazza conta a história do Surfwear
Em meados dos anos 60 e 70, quem surfava sentia uma necessidade enorme de roupas mais adequadas para praticar o esporte e também para se diferenciar das demais tribos. Assim surgiram as primeiras bermudas reforçadas com três agulhas e camisetas estampadas.
Logo apareceram as primeiras marcas de surf internacionais como Hang Tem, OP, Body Gloove, Oneiil, Billabong, Quicksilver, Rip Curl e outras. Hoje algumas delas são referências no mercado.
O que elas seguem e buscam?
Atender a necessidade dos praticantes e, como não pode deixar de atender o bolo maior, se ajustou ao comportamento dos admiradores, que são 85% dos que consomem neste mercado. Muitos nem sabem nadar ou sequer já viram o mar. Sendo assim existe uma transferência de foco de trabalho.
Cartela de Cores
Segundo Piazza, a base do inverno sempre são as cores mais fechadas: preto, cinza, vermelhos fechados, bege, fendi, verdes, azuis.
Camisetas básicas
Modelagem mais ampla com estampas de logos institucionais, desenhos gráficos, deslocados para o ombro e manga continuam muito fortes, desenhos nas laterais, listras, desenhos frontais dando a ideia de um full print (um falso especial) e logo mania.
Camisetas especiais
Modelagem slim fit e mediana com estampas de desenhos de artistas plásticos de diversos temas e motivos geométricos, listrados, pinturas e fotos aparecem muito fortes.
Os desenhos das camisetas especiais se misturam com os de boardshorts e vice-versa – você pode desmembrar desenhos e utilizá-los nas duas linhas ou até em todas só com partes do desenho inicial. Logos da marca nesta linha ficam bem sutis. O importante é valorizar o desenho dos artistas e desenhistas. Tingidos também entram nessa linha.
“Como no verão, acho que continua muito forte a tendência de utilização de desenhos de artistas plásticos. Você faz a logotipia e vai para um produto mais clássico, um produto pra você sair pra balada, mais noite, que não é um outdoor ambulante”, comenta Piazza.
“Imagens de fotos e fotos em preto e branco continuam muito fortes"
Camisetas Especiais Tinturadas
Com regulagem regular e slim fit e estampas de logos, fotos, tie dye, gráficos de artistas plásticos.
“Mesmo custando um pouco mais caro, vi muita coisa legal [de camisetas tinturadas]. Com efeito de jateado, agregando estamparia em cima etc”, comenta Piazza.
Manga Longa
Modelagens slim e regular.
Piazza alerta: “É bom tomar cuidado porque é uma área que não tem muita saída. Normalmente as peças que mais vendem são as que tem o logo estampado”.
Bermuda Água / Board Shorts
Modelagens básicas e slim fit, que é uma novidade. As estampas são variadas.
Piazza destacou o uso de uma mesma estampa de várias formas diferentes, como mostra a última foto. O palestrante lembrou também que “do Rio de Janeiro pra cima não tem inverno, não dá para esquecer desse mercado. A gente tem que trabalhar, praticamente, com duas coleções. De São Paulo pra baixo é uma coleção, de São Paulo pra cima é outra. São dois países diferentes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário