domingo, 7 de novembro de 2010

Cidades sustentáveis

Já imaginou uma cidade em que metade dos cidadãos não tem automóveis particulares, onde ciclistas e pedestres andam com tranqüilidade e segurança pelas ruas e que tudo é feito com uma preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos moradores? Pois saiba que essa cidade existe. É Freiburg, na Alemanha.

E ela não está sozinha. É cada vez maior o número de cidades que estão adotando atitudes sustentáveis e estão conseguindo ajudar seus habitantes a viver de uma forma mais saudável.

Para divulgar essas iniciativas verdes e inspirar outras cidades a fazer o mesmo, um grupo de pesquisadores criou a Plataforma Cidades Sustentáveis.

A idéia é simples: reunir na internet, através do site da iniciativa (www.cidadessustentaveis.org.br), experiências de práticas sustentáveis já aplicadas em cidades de todo o mundo e que tiveram bons resultados.

Os pesquisadores passaram seis meses buscando em centenas de sites de países, ONGs, institutos e universidades para compilar as experiências bem-sucedidas. De programas de energia solar a projetos de hortas comunitárias, eles procuraram referências que já deram certo no mundo todo e que poderiam ser facilmente aplicadas por aqui também.

Temos experiências de todos os portes de cidades, das pequenas às grandes metrópoles, para mostrar que existem diversas ações que podem ser adotadas em qualquer município. Queremos mostrar como pode ser simples tornar as cidades um pouco mais sustentáveis”, afirma um dos coordenadores da iniciativa.
Fonte: http://365diasqueacalmaramomundo.zip.net/

Nenhum comentário: