terça-feira, 22 de março de 2011

Meio ambiente - Dia mundial da água


No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março,  é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.


 
A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.

A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.



É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.


De acordo com a “Gestão dos Recursos Naturais da Agenda 21, a água pode ainda assumir funções básicas, como:


Biológica: constituição celular de animais e vegetais.
Natural: meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas.
Técnica: aproveitada pelo homem através das propriedades hidrostática, hidrodinâmica, termodinâmica entre outros fatores para a produção.
Simbólica: valores culturais e sociais.

Use a água racionalmente, a fonte não pode secar!

Todos estamos cansados de ouvir falar dos números cada vez mais preocupantes sobre a pequena quantidade de água doce do planeta e sua cada vez maior escassez pelo mal uso e poluição junto das fontes primárias.

O que devemos fazer a todo tempo é sermos racionais quanto ao seu uso no dia-a-dia e, sim, cobrar daqueles que desperdiçam, que tenham uma maior consciencia coletiva relativamente a esse bem tãoprecioso e que é de todos.

Ações simples como prevenir vazamentos, evitar lavar calçadas com mangueiras ou lavar carros corriqueiramente, até medidas mais tecnológicas como as que usamos aqui na UOT para tratar 100% da água utilizada no processo industrial antes de devolvê-la para o rio, podem, em muito, minimizar os impactos danosos.

Vamos fazer nossa parte e lembrar que todo dia é dia da água quando se trata de preservação.

Nenhum comentário: