terça-feira, 28 de junho de 2011

Sustentabilidade – Pelo meio ambiente


Sempre de olho nos 3R's ecológicos, Reduzir, Reciclar e Reutilizar, buscamos trazer para vocês informações e dicas úteis em pról do meio ambiente.

O site da Akatu tem dicas bem legais como estas:

Entregar as garrafas PET para reciclagem reduz lixo e gera empregos no país. O Brasil joga fora metade das garrafas, e nossas indústrias importam PET.

Quase 180 milhões de baterias de celular são descartadas todos os anos no Brasil. São 11 toneladas de lixo tóxico que deveria ser reciclado. Portanto entregue a bateria velha na loja.

Baterias piratas para celular duram menos e podem conter dez vezes mais mercúrio que as baterias vendidas legalmente no Brasil. O mercúrio é um dos metais mais tóxicos que existem e ataca gravemente o sistema nervoso. Evitar as piratas é bom para o seu bolso e mais ainda para sua saúde e a do planeta, já que 60% do lixo brasileiro vão para lixões onde o mercúrio destas pilhas vai poluir o solo e o lençol de água.

Um litro de óleo jogado na pia polui até 25 mil litros de água. Veja onde entregar óleo usado para reciclar.

Embalagens tipo “caixinha-dentro-de-saquinho-dentro-da-sacola-e-do-sacolão” geram muito lixo.

Saco plástico chega a 40% das embalagens jogadas no lixo e leva até 400 anos para se decompor.

De cada dez caminhões de lixo recolhido no Brasil, apenas um vai para reciclagem. Escolher produtos com menos embalagens e enviar tudo que puder para reciclagem ajudam a reduzir a montanha de lixo.

O Brasil joga fora 1 bilhão de pilhas usadas anualmente. Se fossem recicladas, seriam recuperadas mil toneladas de zinco e 1.500 toneladas de manganês, minerais usados na correção de solos para agricultura.
Ao reciclar as latinhas de alumínio que consome por ano, cada brasileiro, em média, contribui evitando a emissão de 78 g de CO2.Isso significa que só a população de São Paulo, reciclando todas as suas latinhas, poderia contribuir, em um ano, com 858 toneladas de a menos de CO2 na atmosfera. Equivalente a 4.500 árvores da Mata Atlântica.

Outra dica bacana encontramos no site ColetivoVerde, que é fazer uma ecobag utilizando aquelas camisetas que voce não usa mais.
Tem camisetas que usamos tantas vezes que só faltam elas andarem sozinhas né? E quando elas ficam velhinhas, as traças a devoraram ou até mesmo mancharam oque fazer? Jogar fora esta fora de cogitação, que tal aumentar o tempo de vida e aproveitar a compania desta camiseta por mais um belo tempo?

Transforme-a em uma linda ecobag! Confira este tutorial passo a passo.



Se fizer a sua, mostre pra gente!

Nenhum comentário: