segunda-feira, 18 de julho de 2011

Skimboard - Marcos Casteluber, novo atleta UOT




 "Markim" Casteluber

Skimboard é um esporte praticado principalmente em praias de tombo e consiste em correr em direção de uma onda, jogar sua prancha rapidamente pulando em cima dela (drop) para então surfar a onda (wrap). Neste esporte encontramos uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard ou snowbord, visto que é possível surfar a onda, fazer manobras como no skate ou surf. Os atletas que praticam este esporte são Skimboarders ou Skimmers.

Também pode ser em praias planas utilizando-se de obstáculos e rampas (flatland).

O Skimming, no Brasil, parece ser uma variação do chamado "sonrisal", uma prancha redonda fabricada em madeira naval, lá pelos idos de 1970 e que eram lançadas no raso das praias.  Hoje, são feitas de “foam”, matéria esponjosa utilizadas nas pranchas de surf, e o tamanho destas depende do peso e altura do atleta. Estas pranchas são feitas com base no conhecimento aeroespacial com o objetivo de serem o mais leve e mais hidrodinâmicas possível. A evolução das pranchas de skimming trouxe uma maior evolução de manobras e espetacularidade a este desporto.

As pranchas de skimming são menores e mais finas que as pranchas de surf. Estas podem distinguir-se em dois tipos, as pranchas “Inland” e as pranchas “Skimboard de ondas”.

As pranchas “Inland” são feitas de contraplacado marítimo e servem essencialmente para deslizar à beira-mar, enquanto que as pranchas “Skimboard de ondas” são feitas de “foam” e por serem mais hidrodinâmicas permitem a realização de manobras em ondas.

A UOT acredita na evolução do esporte e sua aposta é em Marcos Casteluber, atleta capixaba, campeão da categoria. Marcos agora faz parte da equipe UOT e tem dois grandes campeonatos este ano, um brasileiro em Ubatuba/SP, e outro no mundial da França.  
 

2 comentários:

Markin disse...

Sou grato desde do início !!
Valeu ai a galera da UOT a todo.
Muito obrigado !!

skimpe disse...

Esse ai eu conheço bem ! a UOT fez uma grande parceria , pois esse moleque tem mt futuro !

arrepia Markin !