sábado, 14 de janeiro de 2012

Associação Lar Semente do Amor - Projeto Na Onda do Futuro

A Associação Lar Semente do Amor, que tem como Missão, contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em risco social e pessoal no município de Serra, que conta co o apoio da UOT, fez um balanço de suas atividades em 2011, principalmente no tangente ao projeto Na Onda do Futuro.

A ONG, com sede em Manguinhos, município de Serra/ES, através do projeto “Na Onda do Futuro”, visa promover o direito de crianças e adolescentes no acesso ao esporte, auxiliando-os no processo de desenvolvimento integral, através da prática do surf, capoeira e educação ambiental.

Com abordagem pedagógica feita de forma lúdica e responsável, para que possa ser alcançado o objetivo. o projeto alcançou um público de 90 crianças e adolescentes, meta para o período.

Dentre as diversas atividades realizadas em 2011, destaque para a primeira caminhada ecológica com participação dos educandos de Jacaraípe, “Jornada Ampliada Pomar do Amor” e os educandos do projeto Jornada Ampliada Semente do Amor, de Balneário de Carapebus, que aconteceu em maio.


O projeto vem ganhando destaque na TV local. No mês de março, a TV Tribuna (afiliada ao SBT) realizou uma reportagem (Programa Terra Capixaba), que vai ao ar todos os domingos, que destacou a importância do Projeto na Onda do Futuro na vida das crianças, assim como a satisfação das famílias.


No mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizado durante uma semana, com os Projetos Na Onda do Futuro, Pomar do Amor e Lar Semente do Amor, em parceria com o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora – IBRAFF, um mutirão ecológico que contou com: palestras, vídeos, exposições de animais marinhos, limpeza e plantio de mudas de restingas na orla de Jacaraípe. O principal objetivo foi despertar nas crianças, a importância da preservação do meio ambiente. Nesta semana fizemos também um mutirão para recolhimento do lixo na orla de Jacaraípe. A TV Tribuna acompanhou todo mutirão ecológico e exibiu ao ar no programa Terra Capixaba.

Em resumo, todas as crianças progrediram em vários aspectos, principalmente em relação à coordenação motora e condicionamento físico.

Existe uma grande cumplicidade entre as crianças e uma grande alegria é compartilhada por todos, a cada dificuldade vencida. Algumas crianças têm se despontado e nos surpreendidos ao realizarem sobre as pranchas, manobras perfeitas, mostrando serem bastante criativas e habilidosas, inclusive participando do Campeonato Estadual de Surf.

Cabe também ressaltar, a importância na formação pessoal desses educandos, que o Projeto tem proporcionado, pois as ações desenvolvidas com eles, principalmente a oficina de meio ambiente, tem contribuído para a sua formação cidadã, pois é nítida a mudança no comportamento e a preocupação com o meio ambiente.  

Nós, da UOT, estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos pela Associação e esperamos que o projeto promova ainda mais inclusão e formação cidadã para 2012.

Um comentário:

sobre tudo disse...

eu sou rayssa e vou fazer parte dessa onda.