sexta-feira, 6 de abril de 2012

Da Lavoura à Fama. Feras da Moda de Colatina

Matéria bacana veiculada recentemente, fala do pólo de moda Colatina, um dos maiores do país, e conta um pouco da história de Audo Filho, que fez parte de nosso time por muitos anos. Acompanhem. 
Audo Filho
Aos 17 anos, o estudante Audo Ahnert Filho recém chegado do interior de Colatina decidiu fazer um curso de corte e costura que era coisa só de mulher na época e conquistou o primeiro emprego na indústria do vestuário. A escolha rendeu uma das mais criativas e reconhecidas carreiras de estilista do mundo fashion colatinense.

Da lavoura à fama, o preconceito não intimidou Audo. Logo no acabamento das primeiras peças o talento despertou a atenção da dona fábrica que levou o jovem costureiro direto para a mesa de corte e modelagem.

Não havia mão de obra especializada, precisava trabalhar. Vi na costura uma forma de arranjar emprego. Descobri que tinha tino para moda e fui aprimorando até me fixar no mercado”, disse Audo. Daí para se tornar uma das feras da moda do Pólo de Confecções de Colatina- o maior do Espírito Santo com 550 fábricas de roupas -, foi um passo.

Caçula dos sete irmãos que viviam na pequena propriedade da família em São João Pequeno, zona produtora de café de Colatina, Audo Ahnert, aos 40 anos diz que as lembranças da roça onde que viveu até os 15 são inspiradoras na hora de rabiscar formas e selecionar cores nas suas criações.

Convivi com esse universo agrário de buscar leite no curral, mexer café no terreiro e andar a cavalo. Sem dúvida reflete no momento da criação como a textura da casca de uma árvore pode ser usada numa estampa, a forma da folha no corte do tecido”, disse.

Mas acredita que a vivência da dia a dia a pesquisa de rua e a tecnologia sempre dita às tendências de mercado. “A força da moda vem de fora. O jeito de se vestir dita o momento da história. A criação de coleções tem que levar tudo em conta. Ser atual e comercial para vender roupa”, acentua Audo que fez curso superior de moda e tem uma rica experiência em pesquisa, inclusive na Espanha e Estados Unidos.

Após quase duas décadas desenhado figurinos para consagradas grifes colatinenses, Audo aceitou o desafio de criar novas peças de jeans customizados no único núcleo de designer de lavanderia do Brasil implantado em Colatina pelo Grupo GB Canaã onde trabalha há três meses focado na concepção de peças piloto.

Venci na moda graça a dedicação e estudo”, diz Audo que durante 11 anos integrou a equipe da grife Surfwear UOT e três nas pranchetas da Presídium também de expressão nacional.

As cabeças pensantes da moda que encanta o Brasil, em especial em algumas das grandes etiquetas Lei Básica, Presídium, Miss Bela, UOT e Vide Bula, os estilistas colatinenses estão entre os mais imaginativos do Brasil, diz o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina (Sinvesco) Edvaldo Vieira.

Segundo Edvaldo um seleto time de ao menos 20 estilistas e designers contratados dos grandes grupos vivem e respiram a moda e contribuem para fortalecer o Pólo de Moda de Colatina, capaz de produzir 1,5 milhões de peças mensais vendidas para todo Brasil e no exterior.

Fonte: SeisDias

Nenhum comentário: