segunda-feira, 18 de junho de 2012

Diario de bordo. Krystian e outros brasileiros no México

Data: 17/06/12 07:42 - Por: André Portugal

Cheguei a Puerto Escondido, em Oaxaca, México, no último dia 13 de junho, para registrar mais uma temporada. Acompanhado pelos surfistas Krystian Kymerson, Diego Silva, Rafael Teixeira, Cristiano Bins, Bento Cuervo e Silva Nabuco, fiquei sabendo da previsão de um furacão que passaria a 10 quilômetros da costa na noite de sexta-feira, na praia de Zicatela, onde estamos hospedados.

Na sexta-feira já chuvosa, rolou uma sessão de poucos tubos em Zicatela pela manhã e, à tarde manobras e aéreos em La Punta, com o mar subindo.

À tarde, todos imaginavam o que poderia acontecer com a chegada do furacão. Alguns foram ao mercado SuperChe comprar mantimentos, outros só compraram um lanche no Oxxo, quando tudo já estava quase fechado - eu, Rafael e Krystian.

Quando começou a escurecer, lá pelas 20 horas - já que estamos no horario de verão -, todos atenderam ao toque de recolher e foram para suas casas.

Com ventos de 200 quilômetros por hora e uma forte chuva, recebemos - entre 22 e 23 horas - o furacão Carlotta, que chegou causando muita destruição e tristeza ao povo local. Ficamos sem luz, telhados foram arrancados, árvores derrubadas, animais desabrigados e muitos comerciantes com seus negócios literalmente por água e vento abaixo. Uma experiência única e inesquecível para todos, muita tensão e insegurança durante à noite. Muitos passaram a noite acordados...


Nenhum comentário: