quinta-feira, 19 de julho de 2012

Natureza preservada - Conheça a Reserva Natural Salto Morato

Reserva Natural Salto Morato
A Mata Atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e ocupava uma área de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros quadrados.
Era considerada a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, sendo comparável apenas a Floresta Amazônica.
Em função do desmatamento, mais de 90% da Mata Atlântica foi destruída e encontra-se hoje extremamente reduzida. É considerada uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo.
Apesar disto nas áreas que não foram devastadas a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta.

Reserva Natural Salto Morato

Localizada na Mata Atlântica, a Reserva Natural Salto Morato é um lugar onde você pode conhecer de perto as belezas desse bioma e desfrutar de suas paisagens naturais em um passeio no qual o contato com a natureza encanta e ensina.
Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a Reserva Natural Salto Morato está localizada no mosaico de áreas protegidas Lagamar, entre o litoral paranaense e o litoral sul de São Paulo que representa o maior e mais conservado remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil.
Em seus 2.253 hectares, a Reserva protege lindas paisagens como o Salto Morato, uma queda d’água de aproximadamente 100 metros e a Figueira do Rio do Engenho, cuja raiz forma um “portal” sobre os seis metros de largura do rio.
Assista o vídeo acima e conheça um pouco mais sobre a reserva (caso esteja lendo este artigo via RSS ou E-mail clique aqui para ver o video)

Confira algumas belas imagens da reserva:




Que tal visitar a reserva e presenciar estas imagens ao vivo?


Você quer ver bem de pertinho toda esta beleza? A Reserva Natural Salto Morato está aberta à visitação de terça a domingo e é uma ótimo opção de passeio para quem curte:
  • Caminhadas
  • Cachoeiras
  • Piscinas naturais
  • Acampar
  • Ter contato com a natureza
As opções de lazer agradam a todos os gostos: desde os aventureiros, que podem fazer trilhas e acampar em meio à floresta, até os mais sossegados que preferem desfrutar de piscinas naturais e cachoeiras. Tudo sempre com a companhia de plantas e animais de grande beleza e importância para nosso ecossistema.
E o bacana é que ainda é um passei barato! A entrada custa apenas R$7,00. Para os que preferirem acampar a diária custa R$10,00. Bacana né?

Como chegar e maiores informações

A Reserva está localizada a cerca de 20 quilômetros da sede da cidade de Guaraqueçaba e a 160 quilômetros partindo de Curitiba.
Horários: De terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30
Telefone: (41) 3381-9671
E-mail: morato@fundacaogrupoboticario.org.br
Mais informações: Fundação Boticário
   

Nenhum comentário: