sábado, 20 de outubro de 2012

Skimboard – Drop and Wrap!


Marcos Casteluber

Dando sequência à saga de falar dos esportes sobre os quais a UOT Surfwear se inspira e apoia,  hoje o papo  é sobre skimboard.

O skimboard é um esporte anfíbio praticado na beira d’água aproveitando-se as variações de marés e as ondas que chegam até a areia em praticamente qualquer tipo de relevo de praia desde as planas de baia, com ou sem ondas, as de mar aberto aonde as ondas chegam forte na areia e até em lagoas. O skimming consiste em correr na direção de uma onda, jogar sua prancha rapidamente pulando em cima dela (drop) para então surfar a onda (wrap). 

Neste esporte encontramos uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard ou snowbord, visto que é possível surfar a onda, fazer manobras como no skate ou surf. Os atletas que praticam este esporte são skimboarders ou skimmers.

O ghost writer que segura a pena neste artigo foi um adepto do famoso sonrisal”, precursor do Skimboard. O formato ainda era redondo e confeccionado de compensado naval; fazendo com que ganhasse o apelido de Sonrisal pelo efeito das bolhas deixadas pelo seu rastro na areia e o som efervescente na água.

Reza a lenda, que no final dos anos 1920 em Laguna Beach, Califórnia, os salva-vidas locais usavam as boias para resgate de afogados, que na época eram retangulares e feitas de madeira, para deslizar pela beira da água e chegar mais rápido ao local do salvamento. Laguna Beach é a Meca do Skimboard até hoje.
Laguna Beach
Durante 1950 anos, até meados da década de 1970, o skimboarding era praticado despretensiosamente, como uma brincadeira, difundido apenas nas proximidades de Laguna. É nesta época que surgem os primeiros expoentes, como o norte-americano Mike Buxton, atraindo holofotes para o esporte.

No final da década de 1970, Tex Haines e Peter Prietto, também praticantes, fundam a Victoria Skimboards, que, além de produzir pranchas, torna-se o centro de informações e difusão do skimboarding nos Estados Unidos, organizando os primeiros campeonatos.

O skimboarding tomou proporções maiores somente na década de 1990, com o surgimento de publicações especializadas sobre o assunto. Atualmente, é praticado e competido nos quatro cantos do mundo, embora seja bem menos popular do que outros esportes marítimos, como o surfe e o bodyboarding e mesmo o despretensioso “jacaré”.

Enquanto lá na gringa a meca do Skim é Laguna Beach, por estas bandas a galera elegeu a mistica praia do Sununga, litoral sul de Ubatuba/SP,  como o nosso paraíso do skimboard. Tanto que uma equipe de atletas profissionais de skimboard da ZAP estive em Sununga produzindo este vídeo sensacional.


Markim
Marcos “Markim”Casteluber (atleta pro skimboard patrocinado pela UOT),  que acaba de retornar da França, sendo o único brasileiro participando dessa etapa do mundial da categoria, é nossa promessa na modalidade esportiva que vem crescendo dia-a-dia. 

Para nossa alegria - sem menção ao hit do UTube, rs  -,  no momento em que começamos a digitar estas  linhas, recebemos do Markim um vídeo muito legal com manobras alucinantes; vídeo protagonizado e produzido pelo próprio Markim.


A prancha de skimboarding
Do surgimento aos dias de hoje muita coisa mudou no skimboarding. A 
começar pela prancha, que de toscas chapas de madeira passou a ser produzida de espuma e fibra de carbono. Este  novo formato transformou o skimboard em um verdadeiro foguete que flutua sobre a água, e permitiu que os skimmers alcançassem – e surfassem - as primeiras ondas da arrebentação.

A UOT em suas lojas no Shopping Praia da Costa e Shopping Mestre Álvaro, localizados na grande Vitória/ES, revende os modelos por laminação manual, laminadas a vácuo e as teen boards também laminadas a vácuo. Mais informações técnicas sobre as pranchas leia aqui > http://edgeboards.com.br/


Go Skimboarding!

Nenhum comentário: