sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto inovador para a limpeza dos oceanos

O holandês Boyan Slat e seu amigo Tan Nguyen, criaram um sistema de remoção de plástico dos oceanos baseado no movimento rotativo das correntes oceânicas. Tudo começou como um projeto de conclusão de curso de ensino médio, e já rendeu diversos prêmios para a dupla.

"Será muito difícil convencer a todos no mundo a lidar com o plástico de maneira responsável, mas o que nós, seres humanos, somos muito bons em fazer, é inventar soluções técnicas para os nossos problemas. E é isso que estamos fazendo", Boyan Slat, 19 anos, fundador do projeto The Ocean Cleanup.



A ideia é deixar que as correntes oceânicas transportem os detritos até os sistemas de coleta, que ficam ancorados em pontos estratégicos. O projeto se preocupa em não causar impacto negativo na vida marinha, além de não interferir nas rotas de navios e barcos.



O projeto estima a retirada, de um terço de todo o plástico superficial dos oceanos, cerca de 7,25 bilhões de quilos. São cinco os principais pontos de acúmulo de poluição nos oceanos, e o tempo para a limpeza de cada um desses pontos e estimado em cinco anos. Mas o projeto ainda não é a solução perfeita, e para a remoção total da poluição é necessário investir em prevenção e educação quanto à diminuição na produção de plástico e à reciclagem.



A viabilidade do projeto ainda está em fase de estudos, e atualmente conta com uma equipe de 50 profissionais, entre eles engenheiros, projetistas, especialistas externos e estudantes. O projeto busca parceiros para custear orçamentos de pesquisa. Será utilizado o "crowd funding", método de financiamento público voluntário que vem sendo utilizado por instituições sem fins lucrativos, ONG’s, projetos sociais e afins.



"A história humana é basicamente uma lista de coisas que não poderiam ser feitas, e então foram feitas", Boyan Slat.

fonte: almasurf.com

Nenhum comentário: