terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Trip Tom – Peru

Galera, o Tom Usbert é um longboarder capixaba que adora uma trip surfer. Ta sempre viajando em busca de boas ondas e veio aqui para nos contar sobre sua última viagem ao Peru.

Fui para o peru no dia 31/08/2007, sabendo q chegaria um swell muito bom no início de setembro. Fui para ficar em punta hermosa uns dias e subir para pacasmayo (680 km ao norte de lima), pois o swell seria de 10 a 12 pés e na quinta feira dia 06/09/2007 chegaria a 18 pés e assim iria ficar bom em el faro e talvez em chicama. Peguei ondas muito boas em la isla, e caballeros. La islã tem uma onda mais cheia mais com um drop no critico e uma ramada mais longa para chegar no pico, e estando no pico tem q remar o tempo todo para estar bem posicionado e pegar as boas, e como o swell estava com 10 pés na série, quando vinha varria todos no pico e tínhamos q sair para o canal e voltar ao pico. Muito bom, ondas muito boas e extensas. Caballeros estava com 1,5 e maior um pouco na série, mais as ondas de lá são muito fortes e te jogam para baixo.

Fui para Pacasmayo para esperar o swell, e como eu alguns peruanos e espanhóis e brasileiros também estavam por lá na espera. A ondulação não entrou em chicama e em compensação em el faro ficou perfeita, ondas de até 2,5 na série rodando e com o drop muito punk, oco total, e logo abaixo do drop tem um navio afundado com uma ponta aparecendo q se assemelha a uma pedra q é um pouco perigoso mais se o drop for legal não corre perigo por q vc passa desse ponto.

A água lá é congelante, tanto em punta hermosa quanto pacasmayo, e pacasmayo ventam o tempo todo, não para o vento forte, ele diminui e aumente mais não para, e em el faro tem pedra por toda parte é indispensável o uso da botinha.

A única onda minha q tenho registro fotográfico ficou por conta do fotografo peruano e quase uma lenda local o Pepe Romo (www.peperomo.com) q estava na areia também na espera da ondulação para poder trabalhar e assim q passou o swell ele se dirigiu para lobitos, mais ao norte para esperar a temporada. Ele mora em punta hermosa, mas fica rodando o peru a procura de ondas para poder surfar e fotografar e vice e versa. Ele não pegou o início nem o final da minha onda e para vcs terem uma idéia da extensão dela, ele tirou 18 fotos na mesma onda.



Sequência de fotos feitas pelo Pepe Romo - vejam os pássaros "surfando"

Peru é um lugar excelente de ondas e uma viagem em termos até barata, por que as coisas por lá não são caras e tem como vc se manter em uma pousada com café da manhã, almoço e jantar, com tv no quarto e tv a cabo, por apenas 12 dólares a diária. Roupas de surfware também são muito baratas por lá. Vale à pena a trip.


Onde ficar:

Punta Hermosa na pousada do Luisfer e da Flávia q são pessoas maravilhosas e tem o cozinheiro Julio e a Dona Lourdes q tratam a gente como se fossemos da família.


Pacasmayo tem o resort El Faro q é muito bom, pertinho do pico só q é mais salgado o preço e não está incluído almoço nem jantar. No centro da cidade tem a pousada El Mirador q é excelente e com o preço excelente sem contar as meninas q tomam conta de lá q são muito simpáticas e tratam aos brasileiros com muito carinho e atenção.

Tom Usbert

Nenhum comentário: