domingo, 15 de março de 2009

Inhame no formato do famoso 'Hang Loose'

Um inhame no formato do cumprimento que os surfistas usam foi encontrado por uma chinesa em uma fazenda em Yantai, na China. O símbolo feito com a mão é chamado de 'hang loose'.

O tubérculo lembra o gesto que os nativos do Havaí faziam com a mão, sendo associado nos dias de hoje aos surfistas.

De acordo com fatos históricos cantados no tradicional Kumulipo, canção sagrada do Hawaii que conta suas crenças e histórias, o rei Tahito, também conhecido como Moiheka, viajou do Tahiti até o Hawaii surfando tudo o que encontrava pelo caminho, depois de passar por várias ilhas, encontrou as melhores ondas num local chamado Mokaiwa, na ilha de Kauai. Lá viveu por muitos anos e acabou se tornando o rei da ilha.

Segundo a lenda ele tinha o costume de se arriscar nas altas ondas locais e para saudar as pessoas que o assistiam na praia, acenava para os nativos. O curioso é que Moiheka tinha apenas os dedos polegar e o mínimo em uma das mãos e era com essa mão que ele acenava para a galera. A partir daí todos gostaram do gesto e começaram a imitá-lo como forma de homenagem. Hoje esse gesto é usado como uma forma de cumprimento da tribo do surf.


Nenhum comentário: