terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dia mundial da limpeza

ONG SOS PRAIAS BRASIL
Mutirão Ecológico de Limpeza de Praia

OBJETIVOS DO EVENTO
Incentivar a educação e conscientização ambiental, através da participação de crianças e adultos em um grande evento de limpeza de praia, transformado em uma gincana ecológica e também a população que freqüenta as praias, acompanhar o evento e assim conscientizar-se da real necessidade de manter nossas praias limpas.

CONCEITOS DO EVENTO
O evento será realizado no sábado, dia 19 de setembro de 2009, junto ao Dia Mundial de Limpeza 2009 ou Clean Up the World 2009, coordenado pela Ong SOS PRAIAS BRASIL, que é um dos representantes do Clean Up the World no Brasil.

O objetivo é incentivar a percepção da importância de se manter o ambiente costeiro e marinho preservado. A ação no Clean Up The World representa assim uma excelente oportunidade para as crianças e adolescentes mostrarem seu comprometimento de mudança de atitude em favor do meio ambiente e ensinarem seus pais e familiares a cuidar do nosso planeta.

O DIA MUNDIAL DE LIMPEZA
O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up the World, é uma ação internacional de educação ambiental que ocorre em um mesmo dia, em mais de 120 países, unindo forças de 35 milhões de pessoas, e empunhando a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença para o meio ambiente __ limpar parte da sujeira produzida quando os resíduos sólidos são descartados de forma inadequada no ambiente litorâneo.

O evento vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo. E os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujas e poluídas como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.

No Brasil, essa iniciativa teve início na praia de Copacabana (RJ), em 2003, criando a oportunidade da participação voluntária individual e anônima Utilizando os sacos de lixo biodegradáveis, os voluntários fazem mais do que apenas catar o lixo das praias, rios e lagoas. Coletam, pesam, classificam e catalogam o que encontram em fichas padronizadas, cujos dados são enviados ao Centro para a Conservação da Vida Marinha Marinha (The Ocean Conservancy), com sede em Washington, nos Estados Unidos, apoiado pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ao final, os resíduos coletados são destinados às cooperativas e instituições de reciclagem.

HORÁRIO E LOCAL DO EVENTO
O Mutirão Ecológico de Limpeza de Praia ocorrerá no dia 19 de setembro de 2009, sábado, de 10 às 16 horas, junto ao Dia Mundial de Limpeza 2009 (Clean Up the World 2009), em frente a tenda da Escola de Surf da Riviera, praia de Riviera de São Lourenço, no município de Bertioga, litoral norte de São Paulo.

REALIZAÇÃO - Ong SOS PRAIAS BRASIL e seus apoiadores (UOT, Oakley, Ômega MKTA, Fama Assessoria, Nokynoy, Esfera Soluções e Prorider)
PARCERIA E APOIO - Escola de Surf da Riviera

COORDENADORES DA ONG SOS PRAIAS BRASIL
Marcelo Marinello
Telefones de contato: (11) 5016-1058 ou 8428-3802
E-mail: marcelo.marinello@gmail.com ou sospraiasbrasil@gmail.com
Heloisa de Azevedo
Telefones de contato: (11) 5016-1058 ou 8797-5847
E-mail: contato@sospraiasbrasil.org.br ou heloaze@gmail.com

RESPEITAR A NATUREZA É VITAL!
O.N.G. SOS PRAIAS BRASIL
www.sospraiasbrasil.org.br
(11) 5016-1058//8428-3802

Nenhum comentário: