sábado, 17 de outubro de 2009

BAD 2009: Mudanças Climáticas


Você já reparou na situação em que o mundo se encontra? A sensação de desespero sobre a situação do mundo se apoderou de muitos de nós. Questões ambientais como o aumento do efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida e o desmatamento são problemas que aparecem todos os dias nas notícias, situações comuns do nosso planeta.

Mas será que você tem alguma coisa a ver com isso? Através de pesquisas científicas, ficou claro que nosso modo de vida é insustentável. Há controvérsias quanto ao aumento da temperatura ser causado pela intervenção humana. Alguns estudos apontam que o aquecimento global é um processo natural relacionado a ciclos de milhares de anos do planeta Terra. Outros demonstram justamente o contrário. Segundo recente pesquisa do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica dos EUA, as ações humanas foram a causa de metade do aumento da temperatura média das águas do Atlântico Norte tropical (0,9º C).

Este fenômeno catalisa eventos climáticos intensos, como o furacão Katrina, que devastou Nova Orleans em setembro de 2005. No entanto, a maioria dos países continua aumentando a quantidade de combustíveis fósseis que queimam todos os anos, agravando o efeito estufa.

Esse agravamento que leva às mudanças climáticas é ainda ampliado pela destruição de nossas florestas, que são verdadeiros “depósitos” de carbono. Queimando ou destruindo as florestas, esse carbono acaba indo para a atmosfera (na forma de CO2), contribuindo para o efeito estufa e, consequentemente, para as mudanças climáticas.

Estamos esgotando os recursos, poluindo as águas e degradando a Terra. Uma mudança urgente é necessária. Uma mudança que envolve a comunidade, a escola, cada lar e cada indivíduo. Uma mudança que envolve todos nós, incluindo você!

O que você faz pelo planeta? Será que publicar uma postagem ajuda?


Esta postagem faz parte do Blog Action Day 2009 – Dia de Ação dos Blogs, originada pelo UsuárioCompulsivo.

Nenhum comentário: