quinta-feira, 18 de março de 2010

Reserva Mundial de Surf

Brad Farmer e Kelly Slater na Austrália

Foram anunciados no último dia 12 de março, na praia de Bondi, na Austrália, os picos candidatos a receberem o selo de Reservas Mundiais de Surf.

O evento contou com a presença do nove vezes campeão do mundo, Kelly Slater e do co-fundador das Reservas Nacionais de Surf da Austrália, Brad Farmer.

Outras das novidades é que este será o ano dedicado à proteção e preservação dos picos de surf.

"É algo muito entusiasmante e que me orgulho de fazer parte", salientou Slater. "É incrível como as Reservas Mundiais do Surf ainda não aconteceram, por exemplo, no Havaii, que é o berço do surf", disse.

Em parceria com as comunidades locais, as Reservas Mundiais de Surf procuram identificar e proteger as principais zonas de surf do mundo. As candidatas são nomeadas tendo em conta quatro critérios: qualidade e consistência da onda; importância para a cultura do surf e a sua história; características ambientais e apoio da comunidade.

São vários os picos finalistas que vão desde o Havaii até à Austrália, passando pela Califórnia. A seleção foi feita através de 125 praias consideradas ícones em cerca de 34 países. Como exemplos temos North Narrabeen e Manly Beach na Austrália, Malibu e Santa Cruz na Califórnia e Waikiki North Shore de Oahu no Havaii. Na terra dos cangurus, por exemplo, os finalistas são Margaret River, a Gold Coast e praia de Sidney.

O pico eleito irá receber uma atenção redobrada por parte da entidade de forma a preservar as suas características naturais e protegendo-a da ação nefasta do homem como é o exemplo a exploração imobiliária costeira.

A decisão final será anunciada pelo primeiro-ministro australiano no mês de junho.

Fonte: NextSurf

Nenhum comentário: