quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril é o Dia da Terra


Pode ser difícil imaginar que antes de 1970, uma fábrica poderia expelir nuvens negras de substâncias tóxicas no ar ou despejar toneladas de resíduos tóxicos em um córrego próximo, e isso era perfeitamente legal.

Em Abril de 1970, o senador Gaylord Nelson criou o Dia da Terra como uma maneira de "forçar esta questão na agenda política americana." Em dezembro de 1970, o Congresso autorizou a criação de uma nova agência federal para tratar de questões ambientais, a Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Dia da Terra: uma idéia simples, um mundo de mudanças

Gaylord Nelson, senador júnior de Wisconsin, tentava estabelecer políticas de cuidado com o meio ambiente desde 1960, mas seus colegas legisladores sempre votavam contra os projetos de lei. Para acordar Washington, ele precisaria de um novo plano. A idéia lhe veio em agosto de 1969, após levantamento do derramamento de óleo em Santa Barbara.

Nos últimos anos, os estudantes universitários estagiaram para ensinar seus campi sobre a guerra no Vietnã. E se, perguntou-se Nelson, os alunos utilizassem o mesmo fórum para aumentar a sensibilização ambiental? E se eles coordenassem seus eventos para cair no mesmo dia, enviando uma forte mensagem ambiental para o Capitólio? Ele propôs a idéia para um pequeno grupo de conservação, em Seattle, em 20 de setembro.

Sete meses mais tarde, a idéia de Nelson resultou na maior manifestação da história dos Estados Unidos. Milhões de americanos comemoraram o Dia da Terra em abril de 1970, tanto em grupos de dezenas de milhares em Nova York ou Filadélfia ou com eventos grandes e pequenos em milhares de faculdades e escolas em todo o país. Enquanto Nelson e sua equipe trabalharam incansavelmente para promover o dia e coordenar os eventos selecionados, ele gostava de dizer que o Dia da Terra se organizava por si. Nelson incentivou todos os americanos a comemorar o dia "da forma que quisessem."

Pela primeira vez, o Dia da Terra reuniu diversos componentes do movimento ambientalista moderno: jovens idealistas, democratas liberais, mulheres da classe média, cientistas, profissionais e representantes de grupos de conservação, sindicatos e igrejas.

Dirigindo-se à platéia do Dia da Terra, em Denver, Nelson proclamou: "Nosso objetivo não é apenas um ambiente de ar e água puros e beleza cênica. O objetivo é um ambiente de decência, qualidade e respeito mútuo de todos os outros seres humanos e todas as criaturas vivas."

Gaylord Nelson
ganhou uma reputação nacional como o "governador de Conservação", iniciando as reformas populares em Wisconsin para limpar corpos d’água, proteger recursos naturais, criar empregos verdes e reforçar a infraestrutura de recreação do estado

Um dia para 20 milhões


A decisão de deixar o Dia da Terra por conta das bases se provou genial. Excedendo suas expectativas mais elevadas, Nelson e sua equipe estimaram a participação de cerca de 10.000 escolas de ensino fundamental e médio, 2.000 universidades e mais de 1.000 comunidades nos eventos em 22 de abril de 1970.

Embora os alunos tenham dado ao dia um espírito único, não foram apenas os jovens que participaram. Membros de sindicatos, donas de casa, agricultores, cientistas e políticos de todos os matizes, de Barry Goldwater a Edward Kennedy, compuseram o mosaico de rostos na multidão do Dia da Terra.

"O Dia da Terra funcionou por causa da resposta espontânea das bases. Não tivemos nem tempo, nem recursos para organizar os 20 milhões de manifestantes que participaram. Isso foi o mais notável sobre o Dia da Terra. Ele organizou-se sozinho".

A tradição viva do Dia da Terra

O objetivo de Nelson com o primeiro Dia da Terra foi acender a faísca inicial do meio ambiente, em Washington. Ele estava satisfeito com o que tinha feito e não viu necessidade de replicar a data. Mas o Dia da Terra – nascido em cidades rurais e grandes cidades em todo o país em 1970 – manteve-se como uma forma importante de sensibilização para os problemas ambientais locais a cada ano.

Nelson foi trabalhar com aliados para organizar as atividades da Semana da Terra nos 3 anos que se seguiram, com o objetivo explícito de instalar um evento anual nas escolas, a fim de promover a educação ambiental. A comemoração nacional do Dia da Terra atingiu o ápice em 1990, em seu 20º aniversário, com um foco em alianças internacionais. Estima-se que 190 países organizem celebrações formais no Dia da Terra em 2010.

Este ano, serão promovidos eventos em diversas partes do mundo, como o Rally Climático, o 40/40/40, Um grau a menos, Despertar da Consciência, entre mais de 31 bilhões de atos verdes, espalhados por todo o mundo.

Fazem parte das questões centrais de 2010: Advocacia, Alterações Climáticas, Conservação e Biodiversidade, Educação, Energia, Comida e Agricultura, Economia Verde, Escolas Verdes, Reciclagem e Redução de Resíduos, Desenvolvimento Sustentável e Água.



Nenhum comentário: