terça-feira, 3 de agosto de 2010

Customização Ecológica UOT


A UOT desde muito tempo tem buscado soluções sustentáveis e ambientalmente menos agressivas, minimizando os impactos que a indústria pode produzir ao meio ambiente.

Uma das parcerias mais importantes no processo fabril da UOT é a lavagem de jeans que é feita pela GB Lavanderia. Isso porque a GB está sempre buscando inovação e respeito ao meio ambiente para oferecer aos seus clientes.

Abaixo, Marco Brito (diretor da GB) nos fala um pouco sobre a Customização Ecológica e sua recente viagem para a Turquia na busca de novidades sobre o tema:




A Customização Ecológica surgiu no final dos anos 1990, na Itália, com a grife Diesel. O objetivo à época era criar uma peça com visual que imitasse uma peça envelhecida naturalmente, e, principalmente, criticar a marca Lewis que na ocasião era referencia mundial e não utilizava uma customização que respeitasse o meio ambiente.

Utilizaram procedimentos artesanais de desgaste físico, todos aqueles (lixado, puído, amassado, etc) em substituição a processos químicos industriais, reduzindo drasticamente ou eliminando por completo a utilização de química na produção do jeans.

Efeito mercadológico: crescimento absurdo da marca Diesel no mundo e de seus seguidores. No Brasil a GB é seguidora do conceito e também pioneira. O padrão Lewis de lavanderia jeans entrou em decadência juntamente com seus seguidores.

Paulo, estou hoje na Turquia trabalhando com 3 pessoas da minha equipe (GB, e Canaã Lavanderia) no processo revolucionário de eliminação de produtos químicos e redução de água. Além disso, estamos aprendendo a lavar com ozônio; produzimos o ozônio e o utilizamos na limpeza do jeans, evitando química e água, consequentemente, seu residual e o próprio gás ozônio, hoje escasso na natureza como lemos diariamente.


Marco Britto – GB Lavanderia


Esse processo End Line, de evitar resíduos no lugar de tratá-los, é o que deve nortear os processos produtivos.

Paulo Rubini

Um comentário:

Lívia Moreira disse...

é mt bom saber que tem marcas que se preocupam com o meio ambiente, e ainda mais tão perto da gente! -estou seguindo :)