sábado, 28 de abril de 2012

Alimentação saudável para a vida toda



Todos nós já ouvimos falar de que a comida da vovó é que era saborosa e saudável.  De certa forma, isso tem mesmo razão de ser porque no passado os alimentos eram menos elaborados e tinham menos produtos químicos na sua composição.

Arroz, feijão, bife e salada - típico prato brasileiro - remontam essa época antiga e segundo os nutricionistas, formam uma proteína que faz toda a diferença para a sua saúde. A dupla arroz + feijão também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e é aliada da saúde bucal.  As fibras e demais nutrientes contidos na salada fecham com “chave de ouro” este prato conhecido como a combinação perfeita.

Pena que cada vez mais os brasileiros estejam deixando de lado uma alimentação tão básica, mas poderosa do ponto de vista nutricional, por razões como a correria do dia-a-dia e os fast food, coisas que quase não existiam no tempo da vovó.  


Alimentos funcionais

Além de mais saudáveis, muitos alimentos da época da vovó também são chamados de alimentos funcionais; alimentos ou ingredientes que produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Este efeito ocorre em sua maioria quando estes são consumidos como parte de uma dieta usual, sendo seguro seu consumo com estes objetivos e geralmente sem necessidade de supervisão médica como no caso de um medicamento.

Historicamente, a utilização de certos alimentos na redução do risco de doenças é considerada a milhares de anos. Hipócrates há cerca de 2500 anos já pregava isso em uma de suas célebres frases que dizia algo do tipo: "faça do alimento o seu medicamento". No entanto, somente no final deste último século, na década de 1990, é que começou a existir um interesse renovado por esse assunto, e foi quando o termo "alimento funcional" passou a ser adotado. 

As pesquisas se intensificaram e o conceito de alimento funcional tornou-se mais conhecido do público leigo e também de pesquisadores que até então não estavam envolvidos com estudos nessa área.  

Os consumidores, hoje, melhor visualizam a diminuição de gastos médicos, o envelhecimento com saúde, qualidade de vida, além de neutralização de danos causados pelo meio ambiente em geral.  As evidências científicas sobre a eficiência dos alimentos funcionais estão cada vez mais crescentes, e isso também traz segurança para o consumidor.

Dica: visite o site: http://www.abril.com.br/alimentos-funcionais/ e conheça os principais alimentos funcionais e como eles agem no organismo.

Parafraseando o dito popular, alimentos funcionais são importantes porque “é melhor prevenir a remediar”

A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos rotineiros são a fórmula para uma vida mais equilibrada física e mentalmente, além de fundamentais para o treino esportivo. 

Este e outros editoriais bacanas estão na nossa revista online

Nenhum comentário: