quinta-feira, 7 de junho de 2012

Perfil do Skate no Brasil

Recentemente a Revista 100% Skate publicou matéria sobre uma pesquisa encomendada pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate) que retrata “a realidade” do skate no Brasil. A pesquisa foi realizada em 2010 pelo instituto Datafolha, um dos institutos de pesquisa mais conhecidos do Brasil.
Eu achei muito válida a iniciativa da CBSK em encomendar uma pesquisa para mostrar o perfil do skate no Brasil. Porém, vejo uma falha na pesquisa, que não menciona o tamanho da amostra (quantidade de entrevistados), nem os estados onde a pesquisa foi realizada. Outro ponto em que vejo falha é em não divulgarem o critério para definição de quem é skatista. Longboard entrou nessa conta? Pelo menos os dados exibidos no site da Revista 100% Skate não mostram essas informações, o que a meu ver, deveriam ser exibidas. Enfim, vamos aos números sobre o perfil do skate e skatistas no Brasil.
Quantidade de skatistas no Brasil
Quantidade de skatistas no Brasil - reprodução 100% Skate
Hoje somos cerca de 3.800.000 (três milhões e oitocentos mil) skatistas no Brasil e o crescimento no número de praticantes, com relação à última pesquisa, realizada em 2006, chega à quase 20%. Como citei anteriormente, a pesquisa não menciona o critério de definição de skatista nem se o longboard faz parte desse bolo, o que não faz o menor sentido não estar.
A divisão de classe social dos skatistas no Brasil é a seguinte: crescimento acentuado na classe C (9%) e a manutenção do número entre as classes A e B (42%, somadas).
A distribuição geográfica dos skatistas no Brasil é: 52% estão em capitais e regiões metropolitanas e 48% interior. 14% no norte/centro-oeste, 18% no nordeste, 48% no sudeste e 21% no sul do Brasil.
A idade média do skatista brasileiro: 25% tem entre 3 e 10 anos de idade, 30% entre 11 e 15 anos, 31% entre 16 e 20 anos, 7% entre 21 e 25 anos e 7% tem mais de 26 anos. A média de idade do skatista brasileiro é de 16 anos.
Idade dos skatistas no Brasil
Idade dos skatistas no Brasil - reprodução 100% Skate
Algumas outras informações contidas na pesquisa se mostram interessantes: em metade dos lares em que se constata a presença de skatistas, o chefe da família possui ensino médio ou superior. Este número, no panorama geral da população brasileira, é inferior: 36%. Como consequência da maior escolaridade, a renda média mensal da família do skatista é 50% maior do que a média brasileira. A predominância urbana do skate não se confirma de foram tão destacada: 52% estão nas capitais e regiões metropolitanas, o que demonstra um certo equilíbrio e revela disseminação também para fora dos grandes centros.
Skatistas Brasileiros
Skatistas Brasileiros - reprodução 100% Skate
Nós do blog evom gostamos dos resultados da pesquisa sobre o perfil do skatista brasileiro e esperamos que os números sirvam para estimular o apoio ao esporte, pois o que vemos hoje no mercado são marcas e entidades querendo sugar os skatistas e fazendo pouco pelo esporte. Ao meu ver esse raciocínio de exploração é burro, pois quanto mais apoio ao skate, maior será o número de adeptos. Quanto mais infra-estrutura, mais pessoas iniciarão no esporte o que consequentemente leva ao crescimento da indústria do skate.

Nenhum comentário: