sábado, 29 de setembro de 2012

O vento a favor do Kitesurf




Misturando manobras de wakeboard, snowboard, windsurf, surf e parapente, o Kitesurf é um esporte recente que surgiu oficialmente em 1998, quando os irmãos Legaignoux, franceses, chegaram a um protótipo de pipa inflável, com sistema de cabrestos, que conseguia, com muito esforço, andar em contravento. Isso possibilitou que com vento, uma prancha nos pés e um kite nas mãos fosse possível ir e voltar ao mesmo lugar: velejar. 

Dos primórdios até os dias de hoje, o esporte passou por algumas transformações e modismos, chegando a sua maturidade há cerca de quatro anos. Hoje existem diferentes estilos de kitesurf, incluindo Freestyle, freeride, downwinders, velocidade, corridas de curso, wakestyle, salto e onda equitação que é focada em kitesurf de ondas grandes usando uma placa direcional semelhante a uma prancha de surf.

Um kitesurfer ou kitesurfista utiliza uma prancha com ou sem tiras nos pés, combinados com o poder de uma grande asa controlável para impulsionar o piloto e a placa sobre a água.  O Kitesurf é um esporte que vem crescendo muito e a UOT participa dessa modalidade apoiando o atleta Alberto Junior.

O Kite possibilita a integração com a natureza e o desenvolvimento da consciência ecológica, pois usa do vento e recursos naturais para a prática e ainda oferece oportunidade de conhecer alguns locais até então inacessíveis. O Brasil possui algumas das mais belas praias do mundo, as Kite Trips são infinitas possibilidades de conhecê-las. É um esporte radical que pode ser praticado com muita segurança.

Go Kitesurfing!

Nenhum comentário: