quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Um paraíso chamado Tahiti

O Tahiti é a maior ilha da Polinésia Francesa, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade. A capital é Papeete, situada na costa noroeste da ilha. De origem vulcânica é tão montanhosa que a maior parte do seu interior permanece inteiramente desabitada. A população da ilha, que é de aproximadamente 125 mil pessoas, restringe-se à longa, estreita e fértil planície que se estende ao longo da costa.

A região é produto de erupções vulcânicas. Elas resultaram em ilhas montanhosas, com vasta vegetação tropical, praias de areias brancas e um mar que apresenta uma infinidade de tons de azul,dependendo da profundidade da água e dos corais no fundo.

Os nativos são descendentes dos antigos polinésios, os mesmos a quem é creditada a colonização primária das ilhas havaianas, e estima-se que tenham se estabelecido na ilha entre 300 e 800 a.C, embora alguns historiadores acreditem haver pistas que apontem para uma data anterior.
Embora as ilhas tenham sido descobertas por um navio espanhol em 1606, a Espanha não teve nenhuma intenção de colonização ou comércio com a ilha. Samuel Wallis, um capitão inglês, avistou o Tahiti em 18 de junho de 1767 e é considerado o europeu que “realmente” descobriu a ilha.

No geral, pode-se dizer que é excelente a qualidade dos picos de surf com ondas variadas. Taapuna, Vairao, Teahupoo e Temae com certeza estão entre as melhores ondas hoje conhecidas, também tem ótimas ondas em Papenoo, Punaauia e em Paea. Outras ilhas como Moorea e Huahine oferecem constantes 'swells' em praias desertas sem crowd. De Outubro a Março, entram 'swells' do norte, e entre Abril e Setembro do Ártico.

O Monte Temehani na ilha de Raiatea é o lar da flor Tiaré Apetahi, tida por muitos botânicos como a flor mais misteriosa do mundo. Por mais que eles tentem - e acredite, eles tentaram por séculos - ela não cresce em nenhum outro lugar do mundo fora das elevadas encostas tropicais do Taiti.

A Pérola do Tahiti também é conhecida como Pérola Negra do Tahiti. Entretanto, sua denominação comercial é equivocada, pois as Pérolas do Tahiti não são necessariamente negras. Elas devem seu nome à ostra perolífera Pinctada Margaritifera de lábio negro, cuja concha apresenta um arco-íris em sua borda interna. A palheta de cores das Pérolas do Tahiti vai do branco mais puro ao negro mais profundo, passando por todos os tons de cinza, verde, azul, lilás, bronze e até mesmo dourado.

Nenhum comentário: