terça-feira, 3 de setembro de 2013

Portugal promove a 5ª etapa Prime da ASP

A quinta etapa Prime da ASP em 2013 acontece na Ilha de São Miguel, no arquipélago de Açores, Portugal. Esta etapa irá desempenhar um papel vital para os surfistas que buscam a classificação para o WCT, e entre eles está Krystian Kymerson. Programado para acontecer entre os dias 03 a 08 de setembro, o evento vai acontecer em uma janela favorável de bons swells e o clima do final de verão no arquipélago.


Considerada por muitos a mais bonita - e, sem dúvida, a mais diversificada -, São Miguel é a principal ilha dos Açores. Também chamada de 'ilha verde', merecido pela sua extraordinária fertilidade, possui uma incrível miríade de tonalidades de verdes exibidas nas suas vastas paisagens.


De origem vulcânica, bem como o resto do arquipélago, esta ilha montanhosa é caracterizada por dois maciços vulcânicos separados por uma cadeia de cones basálticos. O pico mais alto da ilha, o Pico da Vara, com 1.105 m, está localizado no maciço Leste, enquanto o Pico da Cruz, com os seus 850 m acima do nível do mar, é o pico mais alto do maciço Oeste. No centro da ilha ergue-se a Serra da Água de Pau, uma cadeia montanhosa que atinge os 940 m de altura acima do nível do mar. As impressionantes crateras das Sete Cidades, do Fogo e das Furnas transformaram-se em misteriosas lagoas no meio das montanhas, com águas cristalinas algumas vezes azuis, outras verdes.


Desde o século XV, erupções vulcânicas e tremores de terra assolaram a ilha em diversas ocasiões - o mais grave, que devastou grande parte de São Miguel, ocorreu em 1522 - e ainda hoje se encontram manifestações de atividade vulcânica. Em alguns lugares, a terra está tão quente que o típico cozido pode ser feito numa panela debaixo do solo.

Nenhum comentário: