quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os avanços da tecnologia 3D no mundo do surf e do skate

A impressão 3D já percorreu um longo caminho e está percorrendo ainda mais a cada dia. É realmente impressionante o que podemos criar com essa tecnologia. Hoje, a partir de sua casa, com nada mais do que uma impressora 3D e um arquivo digital, é possível criar quilhas com as mais variadas configurações para a sua próxima surf session. A percepção e o conhecimento que uma vez foram exclusivos para as mentes dos shapers e empresas de design, em breve poderão ser socializados e transferidos pelas massas, abrindo caminho para um novo renascimento do design no esporte.


Uma vez que você desenvolveu o projeto, a impressora primeiro cria uma camada de base do material selecionado e, em seguida, adiciona múltiplas camadas em cima da outra até que o objeto assuma a sua forma final. Imagine criar um novo design de quilha em seu quarto de manhã e ser capaz de testá-lo à tarde.


Criar uma prancha inteira usando uma impressora 3D também é possível, mas ainda não é prático. De acordo com Paul Spoliansky, da 3DSystems, uma empresa pioneira na indústria, não é uma questão de se pranchas de surf, um dia, serão fabricadas através de impressão 3D, mas quando. "Poderíamos criar uma prancha a partir de uma impressora 3D agora, mas o tamanho da impressora que você precisaria para criar a prancha seria muito grande e cara para a maioria das pessoas", disse Spolianksy. "Isso definitivamente vai acontecer. Mas, enquanto isso, estamos vendo pessoas criando coisas como quilhas e suportes de quilhas. Não é teoria, as pessoas estão realmente fazendo isso agora."


A maioria dos plásticos atualmente disponíveis para impressão 3D não são robustos o suficiente para aguentar as condições na água, mas de acordo com Adrian Barnes da Futures Fins, encontrar o material certo é apenas uma questão de tempo. "A única coisa que falta agora é encontrar um material plástico que seja firme o suficiente para aguentar as condições de uso. Estamos chegando muito perto de ver isso e eu acho que no futuro, nós veremos vários desenvolvimentos interessantes quando os shapers de quintal começarem a ajustar os modelos." Com um maior número de entusiastas de design experimentando novos modelos, é fácil imaginar um futuro com inovação no design. 


A tecnologia 3D agora também está presente no mundo do skate, pois um artista criou um skate impresso em 3D. O projeto foi desenvolvido por Sam Abbott, e foi criado em três etapas, pois o skate é muito grande para ser impresso inteiro. O deck foi montado com pinos e colas. Os rolamentos e a lixa são adicionados e pronto, é só sair andando. Na parte inferior, ele é texturizado e contém detalhes que farão qualquer skatista desejá-lo. É o primeiro skate em tamanho real e funcional impresso em 3D do mundo.




Abbot explica que ele funciona sim como um skate normal, mas que não arriscaria descer muitos lances de escada por enquanto – já que o material e as emendas podem deixar a prancha mais frágil que uma inteiriça. O pessoal da 3DPRINTUK deixa claro que essa é uma obra de arte, não está a venda e não pretende ser a primeira empresa que fabrica skates 3D.


As impressoras 3D para consumidores ainda são raras no Brasil, mas estão chegando aos poucos e em breve poderemos presenciar muitas novidades no desenvolvimento de objetos 3D relacionados ao surf e ao skate. Isso é algo totalmente positivo para a evolução do esporte!

fonte: Surfer magazine

Nenhum comentário: