terça-feira, 6 de abril de 2010

Brasil Surf Pro 2010 fecha lista dos 80 participantes com Tânio Barreto confirmado

A Petrobras apresenta o Brasil Surf Pro 2010, a Divisão Principal do Circuito Brasileiro que estréia a nova organização da Brasil1 Esporte nos dias 07 a 11 de abril na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O circuito nacional mais rico do mundo vai distribuir uma premiação recorde de 1 milhão de reais nas cinco etapas que decidem os campeões brasileiros da temporada. A Petrobras e a marca HD adquiriram duas das quatro cotas de patrocinadores e a principal competição do calendário nacional também será realizada com apoio dos canais SPORTV e Multishow, da Revista Época e da Editora Globo. Serão 64 surfistas competindo na categoria masculina e 16 na feminina.


O site oficial já está no ar e o endereço para assistir ao vivo a participação das estrelas da elite do surfe brasileiro é o www.brasilsurfpro.com.br. Os atuais campeões brasileiros são o cearense Messias Félix e a paulista Suelen Naraisa, que mora em Ubatuba e vai começar a defender o título em casa na etapa inaugural do Brasil Surf Pro 2010. Representantes de onze estados do país se classificaram em 2009 para o grupo da divisão de elite, formado por 46 atletas no masculino e dezesseis no feminino.

Mas, a Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) está implantando um novo formato para 64 competidores no masculino esse ano. Serão mais dez indicados pelo ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro de 2010 e oito convidados pelos organizadores. A lista dos dez foi definida no final de semana passado na terceira etapa do Circuito Gaúcho em Torres. Três atletas aproveitaram a última chance de competir na etapa de abertura da nova Divisão Principal do Circuito Brasileiro em Ubatuba, os catarinenses Greg Cordeiro e Diego Rosa e o paulista Beto Fernandes.

São Paulo ficou com metade das dez vagas disputadas nas oito etapas completadas em Torres, com os outros quatro sendo o jovem Caio Ibelli, Flávio Nakagima, Saulo Junior e Gilmar Silva. O Ceará do atual campeão brasileiro Messias Félix ganhou o reforço de Dunga Neto e o Rio de Janeiro do igualmente experiente Anselmo Correia. E pela primeira vez na Divisão Principal do Brasileiro, o arquipélago de Fernando de Noronha estará representado por Patrick Tamberg na estréia do Brasil Surf Pro 2010.

CONVIDADOS - Já a lista dos oitos convidados para Ubatuba apresenta quatro ex-representantes do Brasil na elite mundial do ASP World Tour. Três deles indicados pela Brasil1 Esporte, o niteroiense Guilherme Herdy e os cariocas Leonardo Neves e Raoni Monteiro, que no momento é o quinto melhor surfista do mundo no ASP One Ranking. O outro é Victor Ribas, da relação da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), que tem dois para toda a temporada, o atual campeão brasileiro Pro Junior, Alejo Muniz (SC), e Jorge Spanner (RJ), pela contusão que o tirou do circuito no ano passado. A lista é completada pela Federação Paulista de Surf, que convidou Robson Santos e David Silva.

Com isso, o time paulista que já formava o maior contingente estadual na elite do Brasil Surf Pro 2010, terá um total de 21 surfistas nas duas categorias, com os sete reforços na masculina. E o Rio de Janeiro passa a formar o segundo maior esquadrão em Ubatuba, com os cinco que entraram como convidados dos organizadores e um entre os dez da Divisão de Acesso. Aumentou de nove para quinze atletas, um à mais do que Santa Catarina, que terá quatro reforços, incluindo a Jacqueline Silva, convidada para substituir Monik Santos, pernambucana que ainda está se recuperando de contusão nos ombros.

FERNANDO DE NORONHA - Mas, Pernambuco continuará representada por quatro surfistas. Três são da elite masculina, com Patrick Tamberg entrando para defender a bandeira de Fernando de Noronha pela primeira vez na história da Divisão Principal do Brasileiro criada no ano 2000. O Ceará do campeão brasileiro Messias Félix também terá um a mais em Ubatuba, passando para oito atletas no total.

Já os outros estados permanecem com seus integrantes da elite do Brasil Surf Pro 2010. A Bahia com seis só no masculino, assim como o Rio Grande do Norte com três, o Rio Grande do Sul com dois e Alagoas com um, o campeão brasileiro de 2001, Tânio Barreto. O Paraná tem o tricampeão Peterson Rosa e duas representantes no feminino. Ao contrário, a Paraíba tem dois no masculino e a tricampeã brasileira da Divisão de Acesso, Diana Cristina, defendendo o estado entre as meninas.

CALENDÁRIO DO BRASIL SURF PRO 2010:
1.a etapa: Abr 07-11 – Praia de Itamambuca, Ubatuba – São Paulo
2.a etapa: Jul 14-18 – Praia do Cupe, Ipojuca – Pernambuco
3.a etapa: Set 22-26 – Praia da Joaquina, Florianópolis – Santa Catarina
4.a etapa: Nov 04-07 – Rio de Janeiro (praia a ser anunciada)
5.a etapa: Dez 08-12 – Local a ser definido pelos organizadores

LISTA DOS COMPETIDORES DO BRASIL SURF PRO EM UBATUBA – dividida por estados:

Nenhum comentário: