sexta-feira, 16 de julho de 2010

Novo biquíni brasileiro

É de se notar o aumento das proporções dos biquínis das últimas edições do Fashion Rio e SPFW Fashion Week. Do internacionalmente reconhecido brazilian size, aquele quase inexistente, até as hotpants da atual beachwear nacional, o caminho entre um e outro passa não só pela tendência da temporada, mas é também um reflexo da aproximação da produção brasileira com os mercados externos.
Esse aumento das medidas não aconteceu agora. Há algumas estações os biquínis de tamanho maior têm roubado a cena na passarela, passando longe daqueles bem pequenos que continuam na maioria nas praias brasileiras.


Rosa Chá - SPFW, verão 2010/11 | Blueman - Fashion Rio, verão 2010/11


No Brasil, as mulheres defendem e usam modelos pequenos e cavados que, em outros países, tão poucos centímetros de tecido ainda assustam e provocam polêmica. A discussão sobre as medidas adequadas para o banho de sol mobilizam as opiniões pelo mundo a fora.


Rosa Chá


À esquerda, uma imagem publicitária de artigos de luxo nos Estados Unidos dá a medida do que é considerado ideal quando o assunto é a parte de trás da calcinha. À direita, Naomi Campbell estrelando campanha da Rosa Chá em 2006, que circulou por lá. Na época, provocou inúmeras reações escandalizadas de consumidoras norte-americanas. E olha que esse nem é tão pequeno assim.



Desde muito cedo, a brasileira cunhou a imagem do corpo à mostra. Com 10, 12 centímetros de lycra, a garota nacional é capaz de ir para a praia e ficar inteiramente à vontade.


Entretanto, as marcas das semanas de moda têm dedicado um pedaço maior da coleção a desenhos cheios que, até onde se sabe, não atendem grande parcela do gosto nacional.


Blue Man - Fashion Rio, verão 2010/11 | Lenny - Fashion Rio, verão 2010/11


Na raíz dessa mudança, está a ascensão do beachwear brasileiro no mercado internacional. Para tirar partido do interesse provocado pela modelagem genuinamente nacional e ganhar espaço comercial, era preciso oferecer também produtos nas medidas avantajadas e comportadas que vigoram na Europa e nos Estados Unidos. Como estas imagens da semana de moda de Miami e de uma praia do litoral norte-americano.
O fato é que, ao entrar nos mercados externos, o beachwear nacional sofreu influência em sentido contrário. E assim, como cresceram os negócios, a metragem de lycra por aqui aumentou a olhos vistos.


Caffe Swimwear - Miami, verão 2010/11


Outro fator responsável pelo fenômeno pode ser creditado inteiramente às tendências de moda. Com fatia significativa delas rezando pela cartilha dos anos 1950, as medidas maiores ganharam reforço extra. Estes dois modelo da Salinas ilustram tanto as trocas culturais, decorrentes da adapatação a mercados, quanto introduzem a influência que a modelagem da década de 1950 tem exercido na moda atual.


Salinas - Fashion Rio, verão 2010/11


É como se as pin ups de outros tempos, atrevidas para a sua época e pudicas para os padrões atuais, estivessem invadindo as praias e coleções brasileiras. A Rosa Chá no desfile de Nova York de verão 2009/10 entrou no clima.


Rosa Chá - SPFW, verão 2009/10



Adriana Degreas - SPFW, verão 2010/11 | Rosa Chá - SPFW, verão 2010/11


Desenhando para a Rosa Chá, Alexandre Herchcovitch captou bem essa entrada da lingerie como garantia de manutenção da voltagem sensual.


Rosa Chá - SPFW, verão 2010/11


Na passarela, as alternativas variam, mas sempre com biquínis bem maiores e acrescidos de outros atrativos. A Água de Coco caprichou em linhas geométricas, cintos aplicados sobre o modelo e sobrepeças de muito estilo, mas não necessariamente para se entrar na água.


Água de Coco - SPFW, verão 2010/11


Lenny, Paola Roba e Adriana Degreas também aumentaram os tamanhos. Com a entrada de tecidos inadequados para se molhar, como o chamois do modelo da imagem, a Lenny assume de vez a mudança na chamada roupa de banho. Com materiais como esse e medidas bem comportadas, algumas peças da marca mantêm a mobilidade para se deslocar em ambientes de férias, sol e lazer, mas desde que fiquem longe da água e da prática de esportes. Elas funcionam como uma alternativa para estar arrumada nestas situações. Trata-se quase de uma versão social do beachwear, na verdade.
A questão que surge é se, com a influência de tendências de moda e da necessidade da adequação a medidas internacionais, o beachwear nacional vai mesmo ficar assim, com tantos centímetros a mais.


Lenny - Fashion Rio, verão 2010/11 | Paola Robba - SPFW, verão 2010/11 | Andrea Degreas - SPFW, verão 2010/11

Fotos: ©Agência Fotosite, UseFashion e divulgação.


Eduardo Motta
eduardo.motta@usefashion.com
 
 
FONTE: UseFashion

Nenhum comentário: