segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

2° FESTIT - Festival com muita cultura e arte na Bahia



O Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica (2° FESTIT) é um eco-festival que acontece durante um final de semana com espetáculos e oficinas de circo, dança, música, oficinas de artes , tendas de gastronomia, artesanato local e apresentação das Entidades e Instituições Comunitárias da Ilha de Itaparica.


O artista Erick Wilson foi uma das atrações artísticas que rolou durante os dias 4 e 5 de fevereiro na Ilha de Itaparica, convidado pela organizadora do evento Solange Lima.

No primeiro dia do evento, Erick deu início a pintura de um mural de 20 metros na área externa do Colégio São Luiz. Uma grande baleia Jubarte e seu filhote nadam tranquilamente em meio às pessoas que circulam na aprazível praça do Mercado Municipal de Itaparica.

Durante a pintura do mural, a população local interagiu bastante com o artista, trocando idéias e informações culturais, além de diversas manifestações de agradecimento dos moradores da ilha. A pintura das baleias de Erick já virou atração turística na cidade, pois foram criadas em tamanho natural, proporcionando aos observadores a sensação de estar perto do animal.

Alguns artistas locais presentes no evento também manifestaram positividade com a atividade proposta por Erick, no caso do artista Hugo, um mural de 20 metros influencia a classe artística de Itaparica, abrindo a mente de artistas locais, e principalmente aquecendo o mercado das artes.

O evento ainda contou com uma ação de conscientização ambiental sobre os manguezais proposto pela PRÓ-MAR e SOS Mata Atlântica, com um bom bate-papo e distribuição de kits, pulseiras e adesivos para os presentes no evento.


 PRÓ-MAR
Após os dois dias de evento, Erick Wilson visitou a sede da PRÓ-MAR que trabalha na concepção e execução de projetos em parceria com organizações privadas, governamentais e da sociedade civil. Visa unir esforços para manter o equilíbrio entre conservação ambiental e geração de renda, para o desenvolvimento sustentável da pesca e do turismo na ilha de Itaparica.
O artista Erick Wilson em sua segunda visita à sede do PRÓ-MAR, realizou a pintura no mural da base de Mar Grande  voltada para o mar. No tema, o artista explorou os corais com ênfase no “Coral Cérebro” muito comum na região. A obra foi inspirada pela visitação de Erick e a equipe do Projeto Amigos do Oceano em uma das praias de coral em Itaparica.

Para finalizar a expedição Itaparica, Erick apresentou sua palestra na Associação Cultural Capuêra Angola a convite do Mestre Jaime , proporcionando ainda mais troca de informações e conhecimento.





Texto:Fernando Bari - cabecaFeita

Nenhum comentário: