sábado, 23 de junho de 2012

Surf e Rock em perfeita harmonia – parte 2


                

Impossível não relacionar surf ao rock, e desde o surf rock dos beach boys até os dias atuais, muitas variáveis do rock desfilaram no cenário Surf & Rock.


Na primeiraparte de nossa matéria, falamos um pouco da fusão entre os filmes que abordam a temática do surf e o rock. Nesta sequência, continuamos falando de um novo som nos filmes. 

As produções de surf nos anos 1990 criaram outro gás para os filmes de surf por causa do hardcore punk produzido nas areias californianas.

Foi na Califórnia que aconteceu um dos mais fortes movimentos de revival do punk rock nascido nos subúrbios ingleses. Inspirados em Sex Pistols, The Clash e em grupos australianos como o TSOL, a cena californiana da década de 1990 era pautada pela velocidade, agressividade e contexto esportivo da época, que tinha o skate e o surf como principais manifestações.  

Offspring, Pennywise, Sprung Monkey e Bad Religion, são exemplos da nova geração Punk mais ligada à praia do que aos guetos industriais onde o estilo nasceu, que batizaram o harddcore punk, no final dos anos 1980, e integraram uma nova estética, preenchendo as sessões de surf do filme Momentum, o primeiro de Taylor Steele, pioneiro em adotar o estilo de som, cortes secos e cenas cruas nos filmes de surf.

De Momentum em diante os vídeos de surf nunca mais foram os mesmos. No Brasil tivemos as trilogias Lombrô e Cambito, ambas com estética semelhante e muito hardcore “noventista”.

O tempo passou. Chegou o “Soul Surf de Jack Johnson e o Indie Rock, mas o hardcore punk até hoje é um dos favoritos dos surfistas. E a sua praia quando o assunto é música e surf, qual é?

Fonte: internet e revista Hardcore

Confira algumas faixas que se destacaram em filmes dessa geração:






Nenhum comentário: